Um pastor de Imperatriz (à direta na imagem) havia organizado uma viagem com um grupo de 37 pessoas para fazer turismo religioso
Entre os brasileiros que foram regatados de Israel e da Palestina pelo governo federal está o maranhense Antônio Dias, pastor residente de Imperatriz. Ele e outros 210 passageiros conseguiram chegar ao Brasil em segurança após estarem em meio aos conflitos entre israelenses e palestinos.
O pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Imperatriz, Antônio Dias, decolou logo no primeiro avião de resgate, na aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao chegar em Brasília, ele informou que havia pousado em solo brasileiro por volta das 4h10 desta quarta-feira (11).
Antônio organizou uma viagem em sua agência com um grupo com 37 turistas, sendo seis do Maranhão e os outros do Pará e Tocantins. Eles chegaram em Israel no dia 1º de outubro, para fazer turismo religioso. Segundo o depoimento do pastor, os turistas estavam no hotel em Jerusalém, indo para o café da manhã, quando foi iniciado o ataque de bombas há 200 km de distância.
Segundo informou o comando da aeronáutica, até o próximo sábado (14), o governo pretende fazer o resgate de 900 brasileiros que esperam ajuda em Israel e na Palestina.
Ataque contra Israel
Homens do Hamas invadiram as cidades israelenses durante uma ofensiva com mais de 5 mil foguetes disparados da Faixa de Gaza. Enquanto o fogo era lançado, os militantes armados entraram pela fronteira e começaram a invadir casas, matar soldados e civis e sequestrar israelenses.
Nas primeiras horas da invasão do Hamas, mais de 2,5 mil foguetes foram lançados contra Israel. Sirenes antiaéreas soaram nas principais cidades de Israel, inclusive em Tel Aviv e em Jerusalém.