Os nomes dos novos ministros foram oficializados durante a manhã desta quarta-feira em uma edição extraordinária do “Diário Oficial da União”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, filiado ao PT, realizou uma cerimônia de posse nesta quarta-feira (13) para dar as boas-vindas aos três novos ministros de seu governo. A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto e foi realizada a portas fechadas. Os novos titulares dos cargos ministeriais são:
André Fufuca (PP-MA), que assume o Ministério do Esporte em substituição a Ana Moser.
Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE), que assume o Ministério de Portos e Aeroportos no lugar de Márcio França.
Márcio França (PSB-SP), que passa a liderar o novo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Os nomes dos novos ministros foram oficializados durante a manhã desta quarta-feira em uma edição extraordinária do "Diário Oficial da União". Além disso, essa edição também anunciou a exoneração da ministra do Esporte, Ana Moser.
Outra edição extra do "Diário Oficial da União" formalizou a criação do Ministério do Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, que será liderado por Márcio França. Anteriormente, essa área estava sob a alçada do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, cujo titular é o vice-presidente Geraldo Alckmin, filiado ao PSB-SP.
Essas mudanças no primeiro escalão do governo resultaram no aumento de ministérios de 37 para 38 e foram fruto de negociações realizadas nos últimos meses para incluir partes das bancadas do PP e dos Republicanos na base de apoio de Lula no Congresso, especialmente na Câmara, em que a gestão petista encontra maior resistência.
Vale ressaltar que esses partidos são membros do Centrão, um bloco que historicamente oferece apoio a governos em troca de cargos e recursos do orçamento federal. A reconfiguração na Esplanada dos Ministérios também levou à mudança de Márcio França, que é filiado ao PSB, partido que não faz parte do Centrão.
Com a colaboração de Francy Teixeira