Inácio Melo Neto assume estatal no governo Lula
03/08/2023 22:04 em Politica

Por John Cutrim

Mesmo com campanha contrária de funcionários, o nome de Inácio Melo Neto, marido da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), foi aprovado por conselho para presidir o Serviço Geológico do Brasil (SGB), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A remuneração ao cargo supera os R$ 27 mil.

 

Com mais de 2 mil funcionários e orçamento próprio, a Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM) é responsável por acompanhar a exploração e aproveitamento de recursos minerais em todo o país

 

Cearense erradicado há mais de duas décadas no Maranhão, Inácio Melo foi eleito para presidir a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais). A estatal é uma empresa governamental que é vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

 

Indicado político, o nome de Inácio enfrentou desgaste de empregados públicos por considerarem falta de experiência no setor.

 

Em março deste ano, funcionários do Serviço Geológico chegaram a enviar uma carta ao governo pedindo que Inácio não fosse nomeado ao cargo. Na avaliação deles, ele não teria atribuições suficientes ao posto – por falta de formação e experiência na área. Os funcionários consideram incompatibilidade com determinações do próprio conselho.

 

A CPRM tem entre outras responsabilidades subsidiar a formulação da política mineral e geológica, participar do planejamento, da coordenação e executar os serviços de geologia e hidrologia de responsabilidade da União em todo o território nacional; Estimular o descobrimento e o aproveitamento dos recursos minerais e hídricos do País; Orientar, incentivar e cooperar com entidades públicas ou privadas na realização de pesquisas e estudos destinados ao aproveitamento dos recursos minerais e hídricos do País. No setor de mineração Inacio Melo terá como grande meta ajudar a desenvolver a mineração no país no governo Lula.

COMENTÁRIOS