O Centro de Ensino Nova Vitória, escola da rede estadual de ensino, em Imperatriz, é como uma daquelas ilhas de “buscadores de conhecimento” e, como tal, capaz de gerar experiências humanas incríveis através da Educação.
Experiências como a que está sendo vivenciada pelo jovem Alexandre Lucas Pereira das Chagas, 19 anos, aluno do 1º ano.
Na noite de terça-feira (6), ele tomou posse no novo Colegiado Escolar eleito para o biênio 2022/2024, representando a comunidade estudantil.
Até aí nada extraordinário, se não fosse pelo fato de que Alexandre Lucas é aluno com deficiências múltiplas, cadeirante e com uma condição de Osteogênese Imperfeita (Ossos de Vidro), o que lhe causa dificuldades variadas de deslocamento e necessidade de acompanhamento especial. Nada disso tirou o brilho do jovem no ambiente escolar. Alexandre é tido como aluno esforçado, dedicado, focado, que tira boas notas.
“A educação inclusiva é algo essencial no chão das escolas públicas. O Alexandre não possui nenhum impeditivo que não lhe permita assumir a participação efetiva como representante do segmento de alunos no nosso colegiado. Para nós que fazemos e construímos o CE Nova Vitória é uma grande alegria ter uma pessoa maravilhosa como o Alexandre fazendo parte do nosso colegiado”, afirma a professora Célia Chaves, gestora do CE Nova Vitória.
A professora Eliene Brandão Nogueira é quem, desde cedo, incentivou Alexandre e é testemunha de que o aluno é bastante atento às disciplinas e atividades. Ela relata que partiu dele o interesse pelos debates dentro do Colegiado, o que evoluiu para a proposta de participar. “Por que não se candidatar e presidir?”, indagou professora Eliene, que auxilia em Recursos de EAD para Alexandre.
Alexandre teve votação e confirmação de amplo apoio por parte da classe estudantil da escola. A alegria só se confirmou após os abraços da vitória.
“Pra mim, está sendo uma experiência muito forte e nova, sentir todo esse apoio. Eu fiquei pensando e decidi botar mesmo pra vencer e dar o meu melhor. E como é uma experiencia nova e eu espero não decepcionar", afirma Alexandre Lucas.
De olhar curioso e bastante vivo, Alexandre vai relatando um pouco de suas experiências e lutas, sonhos e perspectivas. Aos poucos, a sala da biblioteca da escola, separada naquele momento para cerimônia de posse, já está 100% em silencio e emocionada.
“Quero ser Cirurgião Cardiologista. A Medicina é meu sonho”, comenta Alexandre. E Alexandre é parte importante da reflexão que precisamos levar por toda a vida.