Iniciada a V Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL
Politica
Publicado em 07/12/2022

A V Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) iniciada na terça-feira (6), termina nesta quinta-feira (08). 


A programação conta exposição de trabalhos, palestras e minicursos. As atividades estão sendo realizadas presencialmente no campus II da UEMASUL (auditório e ginásio professor Ezaias Pereira de Sousa), em Imperatriz, com transmissão pelo canal da UEMASUL no YouTube.

 

A SAPIENS reúne, este ano, 227 trabalhos expostos e mais de 900 pessoas inscritas. É coordenada pela Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) e Pró-reitora de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE). Tem como principal objetivo a divulgação dos resultados dos projetos de iniciação científica, de inovação e de extensão desenvolvidos pelas acadêmicas e acadêmicos, no ciclo 2021/2022. Também promove a integração entre os grupos de pesquisas e as diversas áreas do conhecimento, estimulando o desenvolvimento científico/tecnológico sustentável e a extensão universitária.



O pró-reitor de Pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Allison Oliveira, explicou que a SAPIENS é o maior evento de divulgação científica da Região Tocantina do Maranhão e, certamente do sul do estado e um momento de cooperação de ideias e de interação. 



“Este ano, pensamos em uma estrutura que pudesse congregar a comunidade acadêmica, para que os estudantes pudessem conhecer os colegas, os professores e aproximar da comunidade, o elemento principal da universidade, que é o que nós produzimos e desenvolvemos, pois, a pesquisa vai servir a sociedade por meio da extensão e, também, na forma de novos produtos e novos processos”, informou Allison Oliveira.



A reitora da UEMASUL, Luciléa Lopes Gonçalves, destacou o dever da universidade na produção científica, ressaltando os esforços das instituições e o papel do governo nesse processo. “Inovar, fazer ciência, é dever nosso. Nós não vamos melhorar as condições de vida das pessoas lá fora, melhorar a educação, diminuir a concentração de renda e tantas outras mazelas da sociedade, sem ciência”, afirmou.  



“As universidades estaduais se organizaram como verdadeiras ilhas para combater o desmando em nível federal que se deu nestes últimos anos em relação à ciência. Então nós tivemos esse privilégio de ter aqui no Maranhão, governos que pensaram e criaram universidades nesses últimos anos”, ressaltou a reitora. 



Programação

Quinta-feira (08)


- 8h - 11h: Minicursos;


- 11h-12h: Mesa-redonda - Patentes verdes. Prof. Dr. Douglas Alves Santos - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Prof. Dr. Allison Bezerra Oliveira – UEMASUL, Prof. Dr. José Geraldo Pimentel Neto – UEMASUL. Moderador: Prof. Dr. Járisson Cavalcante Nunes – UEMASUL;


- 15h-16h: Palestra de encerramento: Tendências, desafios e oportunidades do Inova Maranhão: um olhar estratégico sobre um dos maiores programas públicos de estímulo à inovação do Brasil. Luiz Vinicius Muniz que é superintendente de Políticas de Inovação e Cidadania Digital da SECTI. Moderador: Prof. Ms. João Miguel Santos Dias;


- 16h-18h: Cerimônia de premiação e encerramento;
- 18h: Atividade cultural.

Comentários