O resultado levou os empresários a migrarem de um estado de confiança para um estado de falta de confiança, segundo pesquisa da FIEMA realizada entre 1° e 11 de novembro de 2022.
– O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) sofreu uma variação negativa de 13,7 pontos na mudança de outubro para novembro de 2022, passando de 61,3 para 47,6 pontos; um indicativo de que a confiança dos empresários maranhenses foi abalada pelas incertezas provocadas pelos resultados das eleições.
No que se refere aos índices de condições atuais tanto da Economia quanto da Empresa, registrou-se uma queda em comparação ao mês passado. Com relação ao Estado, no entanto, houve uma pequena variação positiva (+1,4 pontos). Mantém-se a instabilidade observada ao longo do ano. Na abordagem setorial, as condições atuais são vistas com um pessimismo muito maior entre empresários da construção civil do que na indústria extrativa/de transformação.
Quanto às expectativas para os próximos seis meses, a pesquisa aponta uma forte variação negativa nos três indicadores: - 16,4 pontos relativamente à economia brasileira; -6,1 pontos com relação ao Estado; e -19,1 quanto às Empresas. A expectativa cai abaixo dos 50 pontos e isto reflete preocupação com o ritmo incerto da economia nacional e seus reflexos no estado.
Este sentimento de incerteza se reflete do mesmo modo tanto entre os empresários da construção civil, quanto da indústria extrativa/de transformação, em todos os três indicadores considerados. E os índices são piores do que os registrados para novembro do ano passado.