Mais investimentos, menos custos logísticos, maior eficiência e estímulo à economia. Esses são alguns dos benefícios que a construção da ferrovia Balsas-Porto Franco vai trazer para o Maranhão. O pedido de autorização foi feito pela VLI Multimodal, com total apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc). Teve contrato assinado, na terça-feira (28), pelo Governo Federal.
O investimento será de, aproximadamente, R$ 2,3 bilhões na construção do trecho de 230 quilômetros entre os municípios de Balsas e Porto Franco. De acordo com a empresa, o detalhamento dos projetos básicos e executivo conduzirão as próximas etapas de estruturação do investimento.
Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, o trecho vai ajudar a delinear um novo perfil logístico e econômico para todo o estado. “Será mais um grande reforço à logística e ao escoamento de carga da nossa região. Essa estrada chega num momento muito oportuno para nossa economia, impulsionando novas oportunidades e fomentando a infraestrutura e o modal”.
Construção de ferrovias
Em outubro, o secretário Simplício Araújo reuniu com o coordenador do Consórcio Brasil Central (BrC), José Eduardo Pereira Filho, para conversar sobre a renovação da MP 1.065/21, que criou o regime de autorização para construção de ferrovias pela iniciativa privada.
O plano de infraestrutura, atualmente em andamento no país, prevê a construção de 21 novos trechos de ferrovias pela iniciativa privada e R$ 83,7 bilhões em investimentos – R$ 2,3 bilhões desses recursos compreendem à construção do ramal de interligação de Porto Franco a Balsas.
Os investimentos e ampliação da malha ferroviária seguem as normas do novo “Marco Legal da Ferrovias”, que visa estimular o crescimento do setor em parceria com a iniciativa privada.