Um chefe do Comando Vermelho (CV) no Maranhão foi preso nesta quinta-feira, 30, em uma casa em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Josué Santos da Silva, de 38 anos, conhecido como Gaspar, estava foragido desde 2022, quando não retornou de uma saída temporária. A reportagem não localizou a defesa de Gaspar.
 
O criminoso responde a 18 processos e foi condenado a mais de 40 anos de prisão, por crimes como homicídio, roubo e tráfico de drogas, informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo.
 
Ele também é considerado um dos fundadores da facção Primeiro Comando do Maranhão (PCM). Segundo a pasta, depois de fundar a facção no Estado nordestino, ele migrou para o Comando Vermelho, assumindo funções estratégicas na organização criminosa.
 
A investigação apontou que Gaspar mantinha poder decisório sobre o tráfico de drogas na região e comandava o chamado “tribunal do crime”, uma forma de “justiça” paralela usada por facções para punir quem desobedece às regras.
 
A prisão de Gaspar foi conduzida pela Polícia Civil do Maranhão, em parceria com a Polícia Civil paulista. De acordo com a SSP, o homem será encaminhado ao sistema prisional do Maranhão para o cumprimento da pena.
Fonte: Estadão