Helder Barbalho: Belém está na fase final de preparação para a COP30
Por Arimateia Jr
Publicado em 24/09/2025 23:54
Politica
Pará deverá aplicar sua parte exclusivamente em políticas de redução de emissões

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), falou ao CNN Arena sobre a COP30, que acontece em Belém. Segundo o governador, a cidade se prepara para sediar um dos maiores eventos climáticos do mundo e que as pessoas estão ansiosas para conhecer a Amazônia. A capital paraense já registra 49 mil inscrições para a COP30, número superior ao da última conferência realizada no Azerbaijão, e deve receber cerca de 170 delegações estrangeiras durante o evento.

 

Até o momento, 86 países confirmaram oficialmente suas delegações, enquanto outros 81 estão em processo de negociação para garantir presença. O número total pode aumentar, considerando que ainda faltam 50 dias para o evento.

 

Barbalho destacou que quer "menos discursos e mais ações" durante a COP30. Ele destaca a nessecidade de transformar as discussões em realidade, além da necessidade da ampliação da ajuda dos países desenvolvidos aos em desenvolvimento.

 

Durante sua participação na Assembleia Geral da ONU em Nova York, Barbalho anunciou o lançamento do Vale Bioamazônico de Tecnologia. A iniciativa visa replicar o modelo do Vale do Silício na Califórnia, mas com foco na biodiversidade amazônica, explorando o potencial das raízes, essências, flora e fauna da região.

 

Mercado de Carbono

Segundo Barbalho, o Pará se destaca como o estado brasileiro que mais reduziu o desmatamento entre as regiões de floresta tropical do mundo. Com base nesse resultado, projeta-se uma capacidade de comercialização de R$ 40 bilhões em créditos de carbono até 2028.

 

Camiseta Beatles Banda Internacional Música Show Instrumento Guitarra Clipe Faixa Rock And Roll Camisa Blusa Unissex Masculino Feminino 100% Algodão Top Premium Streetwear Lançamento Envio Imediato Varias Cores!! Plus Size,GG

 

Os recursos provenientes do mercado de carbono serão compartilhados com os guardiões da floresta, incluindo indígenas, quilombolas, extrativistas e produtores rurais que contribuem para a preservação ambiental. O governo estadual, por sua vez, deverá aplicar sua parte exclusivamente em políticas de redução de emissões.

Comentários