FONTE: FOLHAPRESS
Um tremor de terra de magnitude 4,3 foi registrado na madrugada desta quinta-feira (3) próximo ao município de Parauapebas, no sudeste do Pará. O abalo sísmico ocorreu às 4h02, no horário de Brasília, e foi sentido por moradores da região.
O evento foi detectado pelas estações da RSBR (Rede Sismográfica Brasileira) e analisado pelo Centro de Sismologia da USP e pelo Observatório Nacional.
Dados da USP apontam que o fenômeno teve 0 km de profundidade, o que indica que se trata de um sismo raso, ocorrido possivelmente entre 0 e 10 km da superfície terrestre.
Apesar de ser considerado moderado, este foi o maior evento sísmico registrado próximo a Parauapebas desde 1900, quando começaram os registros sistemáticos, conforme o catálogo do Centro de Sismologia da universidade.
Este é o quarto tremor registrado pela Rede Sismográfica Brasileira no estado do Pará neste ano, todos na região sudeste. O primeiro ocorreu em 9 de janeiro, também em Parauapebas, com magnitude 2,8 MLv (uma variação usada para pequenos tremores). O segundo foi registrado em Novo Repartimento, em 17 de janeiro, com magnitude 2,3, e o terceiro ocorreu em Tucuruí, em 28 de janeiro, atingindo magnitude 2,9.
Segundo o sismólogo do Observatório Nacional, Gilberto Leite, "tremores nessa região são relativamente comuns e geralmente apresentam magnitudes entre 2 e 3".
A Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) de Parauapebas informou que não houve chamado ou ocorrência relacionada ao tremor. Ainda de acordo com o órgão municipal, devido às características geológicas da região e à proximidade da chamada Falha de Carajás, pequenos abalos sísmicos podem ocorrer com certa frequência, sendo que a maioria deles é de baixa magnitude e passa despercebida pela população.
A orientação da Defesa Civil é que os moradores permaneçam atentos e sigam as recomendações de segurança em casos de novos tremores.
Em caso de abalos ou qualquer situação que represente risco, a população deve acionar os canais oficiais do município pelo disque 190 ou pelo WhatsApp do Centro de Controle e Operações (CCO): (94) 99278-0431.