A Prefeitura de Araguaína informou que uma descarga elétrica durante a última tempestade registrada na cidade atingiu a estação meteorológica do Aeroporto de Araguaína, provocando danos em um dos componentes do equipamento.
Segundo o Município, após a identificação do problema, todas as providências necessárias foram adotadas para a substituição da peça danificada, que precisou ser adquirida fora do estado do Tocantins. No entanto, durante o processo de instalação, o novo componente apresentou defeito, o que atrasou a normalização completa do sistema.
Diante da situação, a Prefeitura explicou que uma nova substituição já está sendo providenciada em caráter de urgência, com o objetivo de restabelecer plenamente o funcionamento da estação meteorológica.
Em nota, o Município destacou ainda que a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína, em conjunto com a Esaero Serviços Aeroportuários, empresa responsável pela gestão e operacionalização do aeroporto, adotou medidas para garantir a continuidade das operações. Entre elas, a alimentação manual dos dados de navegação, o que possibilita a manutenção dos voos comerciais na cidade.
Apesar disso, a Prefeitura ressalta que a decisão final sobre decolagens cabe ao comandante de cada aeronave. Na última sexta-feira (30), por exemplo, o comandante de um voo optou por não decolar do Aeroporto de Palmas com destino a Araguaína.
A Prefeitura disse que todos os procedimentos referentes à instalação e manutenção de equipamentos, assim como a gestão do aeroporto, incluindo tratativas com empresas de aviação civil são de responsabilidade da Esaero.
Voos da Gol são cancelados por causa de problemas técnicos no Aeroporto de Araguaína
Em relação ao PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), a administração municipal informou que o equipamento foi inspecionado e aprovado pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo). Recentemente, o sistema passou por reposicionamento para permitir a operação de aeronaves de maior porte e encontra-se atualmente em nova fase de homologação.
Ainda conforme a Prefeitura, todos os trâmites estão sendo acompanhados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e pela companhia aérea que opera no município, sem impacto na operação regular dos voos comerciais em Araguaína.
A reportagem entrou em contato com a Gol Linhas Aéreas e aguarda posicionamento oficial.
Fonte: AF Noticiuas