Morre Moisés Avelino, ex-governador do Tocantins, aos 85 anos
Avelino deixa mulher, três filhos e netos
Por Administrador
Publicado em 27/12/2025 11:22
Politica
Governo do Tocantins decretou luto oficial de sete dias

 

Moisés Avelino foi governador de Tocantins entre 1991 e 1994  • Reprodução

 

O ex-governador do Tocantins Moisés Avelino morreu, na madrugada deste sábado (27), aos 85 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. A informação foi confirmada pelo governo do estado, que decretou luto oficial de sete dias pelo falecimento.

 

 

O período de luto deve iniciar assim que houver a publicação do decreto em edição extraordinária do DOE (Diário Oficial do Estado).

 

 

Em nota, o o governo ressaltou que Avelino foi "um líder que acreditou na fundação e no potencial do estado mais novo do país e lutou incansavelmente pelo desenvolvimento dos 139 municípios tocantinenses."

 

O político estava internado em um hospital particular da capital para tratamento médico. Ele deixa a mulher, três filhos, além dos netos.

 

 

Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins em exercício, lamentou a morte de Avélio e afirmou que ele deixa um importante legado na história política e administrativa do estado.

 

Moisés contribuiu de forma decisiva para a consolidação do Estado, fortalecimento das instituições e o desenvolvimento social e econômico da nossa população. Sua trajetória pública foi pautada pelo diálogo, pela defesa da democracia e pelo compromisso com o bem comum.

manifestou o governador

 

Carreira política

Moisés Avelino, formado em medicina, foi governador do Tocantins entre os anos 1991 e 1994. Posteriormente, assumiu a prefeitura de Paraíso do Tocantins, entre 1983 e 1988 e novamente de 2013 a 2021. Além disso, foi deputado federal em 2006, tendo exercido o cargo entre 2007 e 2010.

 

Figura de destaque no movimento pela criação do Tocantins, na década de 1980, Avelino também presidiu a AMVAT (Associação dos Municípios do Vale do Araguaia). No governo estadual, priorizou a interiorização dos serviços públicos, com a expansão de políticas e atendimentos para além da capital.

 

Velório

O governador Wanderlei Barbosa disponibilizou à familia do político o Palácio Araguaia e os carros dos bombeiros para as homenagens póstumas. Apesar de agradecerem o gesto, os familiares optaram pela realização do velório em Paraíso do Tocantins, no Salão do Colégio São Geraldo.

 

A missa iniciará às 17h, deste sabádo (27), na Igreja Matriz São José Operário. Na sequência, o sepultamento ocorre às 18h, no Cemitério Bom Jesus.

Sob supervisão de Tonny Aranha- CNN-=Brasil

Comentários