PF detectou plano do Comando Vermelho no Pará
Por Administrador
Publicado em 05/11/2025 00:05
Politica
Em Belém, está mantido “elevado nível de atenção e cautela"

A Polícia Federal (PF) enviou um comunicado que alertava para possíveis ataques da facção Comando Vermelho (CV) em Belém (PA), que mirava agentes de segurança pública.

 

O ofício foi expedido antes da megaoperação no Rio de Janeiro que deixou mais de 120 mortos e intensificou o debate sobre o avanço das facções no país. No documento, a PF orienta que os policiais mantenham “elevado nível de atenção e cautela” e evitem “percursos, locais ou situações que possam aumentar risco e vulnerabilidade”.

 

A superintendência também pede que qualquer situação suspeita seja comunicada ao setor de Inteligência Policial, e recomenda atenção especial aos agentes destacados para a Conferência do Clima (COP30).

 

A informação foi compartilhada com unidades da PF no estado e com a Diretoria de Proteção à Pessoa, responsável pela segurança de autoridades e de eventos internacionais.

 

O alerta chegou ao Planalto, ao Ministério da Justiça (MJSP) e ao Ministério da Defesa (MD) há cerca de duas semanas, e foi um dos fatores que influenciaram a decisão do presidente Lula de decretar uma GLO no Pará.

 

O decreto, assinado pelo presidente Lula, autoriza o uso das Forças Armadas (FA) entre 2 e 23 de novembro, com a missão de reforçar a segurança na capital paraense durante os preparativos da COP30.

 

Oito mil militares foram mobilizados para atuar no perímetro externo do Parque da Cidade, onde serão instaladas as áreas da Green Zone e da Blue Zone, além de pontos estratégicos como portos, estações de energia, de tratamento de água e o Aeroporto Internacional Val-de-Cans.

Fonte: CNN Brasil

Comentários