Antes de Nossa Senhora Aparecida ser proclamada Padroeira do Brasil, o país já tinha outro santo com esse título: São Pedro de Alcântara.
A devoção ao frade espanhol, ligado à ordem franciscana, vem da época do período colonial. E mesmo com proclamação da Santa, que é celebrada neste 12 de outubro, o religioso também segue sendo reconhecido como Padroeiro do Brasil.
QUANDO SE TORNOU PADROEIRA
A proclamação oficial de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil aconteceu em 1930. O decreto foi assinado pelo Vaticano em 16 de julho daquele ano, durante o pontificado do Papa Pio XI. A cerimônia que confirmou o título de Padroeira do Brasil foi realizada no Rio de Janeiro, quase um ano depois.
“A imagem foi levada de trem. Em todas as estações, havia pessoas esperando o trem de Nossa Senhora Aparecida passar. [...] O trem chegou no Rio de Janeiro e o cardeal, Dom Sebastião Leme, a proclamou padroeira do Brasil”, explicou a historiadora Tereza Pasin.

São Pedro de Alcântara e Nossa Senhora Aparecida — Foto: Reprodução
ESCOLHA DA DATA
O feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, só ocorreu anos após a proclamação da Santa como Padroeira: em 30 de junho de 1980.
A data escolhida foi 12 de outubro, pois nessa mesma data, em 1717, que três pescadores encontraram a imagem da Santa, que viria a ser conhecida como Nossa Senhora de Aparecida, no rio Paraíba do Sul.