Fazendo valer sua fama de Demolidor de Cartazes, o Maranhão Atlético Clube derrotou o ASA-AL na casa do adversário, por 3 a 0, avançou às semifinais da Série D do Brasileiro e conseguiu o acesso para a terceira divisão nacional do próximo ano. Foi a vitória do time que teve melhor desempenho e poderia até ter vencido por um placar mais dilatado. A equipe alagoana, apesar de apoiada por sua torcida, que lotou o Estádio Coaracy Fonseca na tarde deste sábado (06/09), parou no melhor futebol praticado pelo representante maranhense. Os destaques principais do Quadricolor foram o meia Vagalume e o atacante Ryan.
O primeiro tempo foi movimentado. O ASA começou mais ofensivo, pressionando pelo lado direito e criando boas chances em escanteios ensaiados, que exigiram grandes defesas do goleiro Jean. Mas o MAC soube responder: aos 12 minutos, Vagalume encontrou Ryan, que abriu o placar para os maranhenses, após um drible que deixou o zagueiro Zulu estendido no chão.
A pressão continuou, e aos 28 minutos o time atleticano ampliou para 2 a 0, após uma cobrança de falta por Radija e cabeceio do zagueiro Keven. O ASA ainda teve a chance de reagir, após pênalti sofrido por Tiago Alagoano, mas Tiago Viçosa bateu e Jean brilhou novamente ao defender a cobrança.
Ainda na primeira etapa o MAC teve a chance de fazer o terceiro gol, quando Rafael foi derrubado na área pelo zagueiro Zulu. O goleiro alagoano também apareceu, defendendo a cobrança feita por Clessione. Na volta do intervalo, o MAC entrou em campo confiante e reforçou a defesa, controlando a partida diante das investidas do ASA. O time da casa tentou mudar o cenário com substituições ofensivas, mas esbarrou na boa marcação maranhense.
Aos 26 minutos, a parceria entre Vagalume e Ryan voltou a funcionar, resultando no terceiro gol do MAC e decretando o domínio absoluto da equipe. Com vantagem no agregado de 4 a 0, o Maranhão Atlético administrou o placar até o apito final, enquanto parte da torcida alagoana deixava o estádio.
Com a classificação garantida, o MAC agora aguarda o vencedor do confronto entre América de Natal e Santa Cruz,que jogam neste domingo (7) para saber quem enfrentará na semifinal da competição.
ASA – Jefersson; Lucca, Zulu, Charles (Juan Xavier) e Paulinho; Borges, Bigode (Toscano) e Will (Iarley); Thiago Alagoano, Keliton (Felipe Ramon) e Júnior Viçosa (Jaílson).
Técnico: Marcinho Guerreiro
MARANHÃO -Jean; Júlio (Fernando Diniz), Keven, Igor e Radija; Santos, Rosivan, Vagalume (Jorge), Ryan (Raílson) e Rafael (Manga); Classione.
Técnico: Marcinho Guerreiro
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistente 1: Michael Stanislau (RS)
Assistente 2: Juarez de Mello Junior (RS)
Árbitro de Vídeo (VAR): Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Melhores momentos
(Primeiro tempo)
8min – Escanteio cobrado da direita, cabeçada de Zulu para o canto baixo, mas Jean defende firme e não dá rebote.
12min – Vagalume recebe livre na direita e lança Ryan, que dá um drible no zagueiro Zulu, deixando-o ao solo, e bate firme no canto baixo esquerdo do goleiro Jeferson: MAC 1 a 0
16min – Mais um escanteio para o ASA, desta vez, do lado esquerdo, a defesa dá rebote, Will chuta, mas a bola bate na zaga, quase debaixo da meta.
22min – Lançamento longo de Vagalume para Clessione, que parte em velocidade e tenta desviar na saída do goleiro. A bola bate na coxa de Jeferson que salva o perigo.
28min – Falta cobrada por André Radija do lado direito. O zagueiro Keven sobe e cabeceia para o fundo do gol: 2 a 0.
34min -Pênalti em favor do ASA, Júnior Viçosa bate no canto esquerdo e o goleiro Jean espalma e evita o gol.
42min – Ryan dribla para meio, mas na hora do arremate, bate fraco, da entrada da área. O goleiro defende.
44min – Rafael entra na área e é derrubado por Zulu. Pênalti batido por Clessione para defesa do goleiro Jeferson.
(2º tempo)
4min – Boa jogada pela direita, Ryan se projeta e lança Igor Nunes, que finaliza forte, mas a bola sobe e passa por cima do gol, com real perigo.
7min – Radija avança pela esquerda e cruza para Ryan, que finaliza de primeira, porém, erra o alvo e chuta pela linha de fundo.
22min – Arley livra-se de Radija e mesmo tendo espaço para avançar, prefere chutar de longe, pelo alto, sem qualquer perigo.
26min – Vagalume recebe livre, deriva para o meia e coloca Ryan na cara do gol. Ele não desperdiça a chance e bate rasteiro, sem chance de defesa para Jeferson: 3 a 0.
44min – Cruzamento da esquerda para a direita, Yarlei bate forte e Jean faz difícil defesa, evitando o primeiro gol alagoano.
Campanha do Maranhão
19.04.25. – MAC 1 x 1 Altos (PI) – São Luís
26.04.25. – MAC 0 x 0 Maracanã (CE) – Maracanaú
03.05.25. – MAC 3 x 0 Imperatriz – São Luís
11.05.25. – MAC 2 x 3 Tocantinópolis (T0) – São Luís
21.05.25. – MAC 1 x 1 Sampaio – São Luís
25.05.25. – MAC 1 x 1 Parnahyba (PI) – São Luís
30.05.25. – MAC 0 x 1 Iguatu (CE) – Iguatu
08.06.25. – MAC 1 x 1 Iguatu (CE) – São Luís
15.06.25. – MAC 2 x 2 Parnahyba (PI) – Parnaíba
28.06.25. – MAC 2 x 0 Sampaio – São Luís
05.07.25. – MAC 1 x 1 Tocantinópolis (TO) – Tocantinópolis
12.07.25. – MAC 0 x 1 Imperatriz – São Luís
19.07.25. – MAC 3 x 0 Maracanaú (CE) – São Luís
26.07.25. – MAC 1 x 0 Parnahyba (PI) – Teresina
02.08.25. – MAC 4 x 1 Tuna Luso (PA) – 1º mata- mata – São Luís
10.08.25. – MAC 0 x 2 Tuna Luso (PA) – 1º mata-mata – Belém
16.08.25. – MAC 2 x 1 Central (PE) – São Luís
24.08.25. – MAC 0 x 0 Central (PE) – Caruarú
30.08.25. – MAC 1 x 0 ASA (AL) – São Luís
06.09.25 – ASA 0x 3 MAC – Arapiraca-A|L.
20 jogos, 8 vitórias, 8 empates, 4 derrotas, 28 gols feitos, 16 gols sofridos