Quem é o camerlengo que governa o Vaticano na ausência do papa Francisco
Publicado em 20/02/2025 06:05
Politica

Cardeal Kevin Farrell foi bispo de Dallas, nos EUA

Fonte: Vatican News

O papa Francisco, 88 anos, está internado desde sexta-feira, 14, com pneumonia bilateral. Caso o pontífice fique incapacitado de exercer suas funções, a responsabilidade pela administração da Igreja Católica e do Vaticano é do camerlengo, cargo atualmente ocupado pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, nomeado pelo próprio Francisco em 14 de fevereiro de 2019.

 

Além de atuar durante a ausência do papa, o camerlengo tem outras funções essenciais dentro da Igreja, como organizar o funeral do pontífice e conduzir o conclave para a escolha de um sucessor.

 

A palavra camerlengo vem do latim medieval camarlingus, que, em tradução livre, significa “funcionário da câmara do soberano”.

 

Farrell é irlandês nascido em Dublin e tem 77 anos. Ele estudou na Universidade de Salamanca, na Espanha, e em seguida na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Depois, licenciou-se em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma, e mais tarde cursou mestrado em Administração de Empresas na Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos.

 

O atual camerlengo do Vaticano ingressou na carreira religiosa em 1966, por meio da Congregação dos Legionários de Cristo, e foi ordenado sacerdote em 24 de dezembro de 1978, no Vaticano, pelo cardeal Eduardo Francisco Pironio.

 

Foi capelão na Universidade de Monterrey, no México, e professor de Estudos Econômicos e responsável pelos seminários e escolas de Legionários de Cristo na Itália, Espanha e Irlanda.

 

Nomeado bispo-titular de Washington em 28 de dezembro de 2001, ele recebeu a consagração episcopal em 11 de fevereiro de 2002. Desde 2001, o religioso ocupou o cargo de Vigário Geral da Administração e Moderador da Cúria. Em 6 de março de 2007, foi promovido a bispo de Dallas, e em 15 de agosto de 2016 foi nomeado pelo papa Francisco prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

 

Em 9 de outubro de 2016 foi nomeado cardeal, e em 19 de dezembro do mesmo ano recebeu o anel cardinalício, o barrete e o título de cardeal-diácono de São Juliano Mártir. Em 2019 se tornou camerlengo da Igreja Católica, e em 1.º de junho de 2022 foi nomeado membro da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

 

Saúde do papa

Em novo boletim médico divulgado nesta quarta-feira, 19, o Vaticano informou que exames de sangue do papa Francisco, 88 anos, mostraram “ligeira melhora”.

 

“A condição clínica do Santo Padre é estável. Os exames de sangue, avaliados pela equipe médica, mostram uma ligeira melhora, particularmente nos índices inflamatórios”, diz o comunicado do Vaticano.

 

Segundo o Vaticano, após o café da manhã, Francisco leu alguns jornais e depois foi trabalhar com seus colaboradores mais próximos. Antes do almoço, ele recebeu a eucaristia e, à tarde, teve um encontro com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, com quem passou 20 minutos.

 

O papa Francisco permanece internado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma. Na terça-feira, após realização de exames, ele foi diagnosticado com pneumonia bilateral. Ainda de acordo com o Vaticano, ele continua apresentando um “quadro clínico complexo” que requer tratamento médico adicional.

Comentários