AVIÕES: Queda no Mato Grosso do Sul, e Pousos forçados em Tucuruí e Santarém
Politica
Publicado em 01/09/2024

Modelo da aeronave que transportava a comitiva do governador Helder Barbalho (Foto: Divulgação)

Na manhã deste sábado (31), o avião particular que transportava o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), fez um pouso forçado em Tucuruí, a cerca de 390 quilômetros de Belém. As causas do pouso emergencial não foram informadas. 

 

Tranquilizou população

Logo após o susto, o governador publicou um vídeo em suas redes sociais afirmando que ninguém ficou ferido. Segundo ele, a aeronave havia saído de Cametá, a 180 quilômetros de Belém. A distância entre as cidades de  Cametá e Tucuruí é de aproximadamente 210 quilômetros.

 

"Hoje pela manhã nós estávamos chegando aqui, vindo de Cametá, tivemos um incidente, um pouso forçado, mas graças a Deus ninguém se machucou, nós estamos bem”, explicou o governador.

 

Segundo a  Força Aérea Brasileira (FAB), investigadores do Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Belém (PA), foram acionados, neste sábado (31/08), para realizar a Coleta de Dados da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-LDP, no município de Tucuruí (PA).

 

Já no Mato Grosso do Sul, um avião caíu ao arremeter, e deixa dois mortos. A aeronave (foto acima) de pequeno porte fazia teste de voo, e pegou fogo assim que atingiu o chão; os dois ocupantes morreram no local. O acidente ocorreu neste sábado (31), em Costa Rica (MS), na divisa com Goiás.

 

Ele tentou posar, mas arremeteu e não conseguiu ganhar atitude, caindo em seguida e já pegou fogo, conforme relatos de testemunhas. Não foi possível nem mesmo identificar o prefixo do avião. O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e brigadistas da usina.

 

A aeronave caiu entre o aeroporto da cidade e uma usina de cana-de-açúcar. O tempo estava aberto e não havia fumaça de queimadas na região. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.

 

E em Santarém, o avião de pequeno porte fêz pouso forçado após uma pane. O aparelho decolou de uma fazenda no município de Novo Progresso (PA). Não houve feridos. Ele foi retirado da pista por meio de um guincho. 

Trata-se de um Embraer 721C, (foto acima) de pequeno porte, que devería pousar no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, oeste do Pará, na manhã da sexta-feira (30).

 

Em nota, a Aena Brasil informou que o avião decolou de uma fazenda no município de Novo Progresso (PA). Não houve feridos. De acordo com o portal A Voz do Xingu, além do piloto, a aeronave transportava três passageiros.

 

Assim que o problema foi identificado, a equipe de emergência do aeroporto foi acionada, enviando uma ambulância para atender as vítimas. Todos os ocupantes foram atendidos, passaram por avaliação médica e foram liberados.

 

A pista foi isolada por aproximadamente duas horas. As autoridades responsáveis ainda irão investigar as causas do problema apresentado pela aeronave.

Comentários