Amália Barros, de 39 anos, estava em seu primeiro mandato como deputada federal. Sua partida prematura deixa um vazio na política brasileira, mas seu legado perdurará
Meionews
Nesta segunda-feira, em Mogi Mirim, interior de São Paulo, familiares, amigos e autoridades se despediram da deputada federal Amália Barros. A solenidade contou com a presença de figuras proeminentes da política nacional, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, amiga íntima da parlamentar.
Também marcaram presença os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Abilio Brunini (PL-MT).
TRAJETÓRIA E LEGADO: Amália Barros, de 39 anos, estava em seu primeiro mandato como deputada federal. Sua partida prematura deixa um vazio na política brasileira, mas seu legado perdurará. Além de sua atuação parlamentar, Amália é reconhecida pela lei que leva seu nome, sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que reconhece brasileiros com visão monocular como pessoas com deficiência.
LUTA E SUPERACÃO: A vida de Amália foi marcada por desafios e superações. Aos 20 anos, ela perdeu a visão do olho esquerdo após uma infecção por toxoplasmose, passando por 15 cirurgias ao longo dos anos. Em 2016, enfrentando mais uma batalha, Amália precisou remover o olho e adotar um globo ocular. Sua jornada inspirou muitos e demonstrou sua resiliência diante das adversidades.
AMIZADE E ATIVISMO: Além de sua carreira política, Amália era conhecida pela sua forte amizade com Michelle Bolsonaro. Ambas compartilhavam o ativismo no PL Mulher, sob a liderança da ex-primeira-dama. Amália ocupava o cargo de vice-presidente no partido e sua contribuição para causas femininas e de inclusão será lembrada com apreço.