Com isso, a pesca comercial foi liberada em rios e lagos no Maranhão
Reprodução
Acabou no domingo (31), o período da piracema no Maranhão, conhecida por ser a época de reprodução dos peixes em rios e lagos. Com isso, a pesca comercial foi liberada em todo o estado.
O período do defeso é de quatro meses, mas a de início e término da piracema pode variar para cada rio. Veja, abaixo, como a piracema nos rios do Maranhão:
Rio Parnaíba: 15 de novembro a 16 de março;
Rios Gurupi e Tocantins: 1º de novembro a 28 de fevereiro;
Rio Pindaré, Balsas, Itapecuru e demais rios do Maranhão: 1º de dezembro a 31 de março.
Conhecido como período de defeso, a piracema é o período de reprodução dos peixes e durante a época, fica proibida a pesca dos animais por quatro meses, geralmente entre os dias 1º de dezembro a 31 de março.
A piracema coincide com o período das chuvas no Maranhão. Com a proibição, cada pescador tem direito a pegar até 5 kg de peixe, mas apenas usando vara e anzol, molinete ou linha de mão.
Apesar do fim da piracema, alguns tipos de pesca são consideradas predadórias em qualquer época do ano e, estão proibidas em qualquer época do ano.
Alguns dos exemplos são as pescas que usam tapagens, cercas e currais, armadilhas que são montadas na correnteza dos igarapés e córregos e impedem a circulação dos peixes. Também não é permitido o uso de redes com malha muito fina, capaz de capturar peixes pequenos; a malha permitida deve ter 7 cm.