Inauguração de terminal da Ferrovia Norte-Sul será remarcada
A construção da ferrovia começou em 1986, durante o governo de José Sarney
BRASÍLIA - O mau tempo forçou o Palácio do Planalto a adiar o evento de inauguração da ferrovia Norte-Sul, que ocorreria nesta sexta-feira (16), na cidade de Rio verde (GO). O ato ocorreria com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O helicóptero que iria transportar o petista, nem chegou a sair de Brasília por conta das condições do tempo. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, que já estavam na cidade, foram comunicados e uma nova data deve ser marcada para receber Lula.
Lula iria inaugurar o terminal em Rio Verde da empresa Rumo, concessionária da Ferrovia Norte-Sul. O município goiano é um dos principais polos do agronegócio no Centro-Oeste. O evento marcaria a conclusão das obras da ligação ferroviária que é considerada a espinha dorsal do sistema brasileiro de transporte sobre trilhos, pois conecta os portos de Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo.
A construção começou em 1986, durante o governo de José Sarney. O ex-presidente será um dos homenageados quando da inauguração, que será remarcada. Ele iria para Goiás junto com Lula.
O gesto de Lula é um reconhecimento à iniciativa de Sarney, de um empreendimento de relevância, mesmo depois de passados 30 anos do início.
Na entrevista, Lula destacou o fato de Sarney ter dado o primeiro passo para a obra.
Ao todo, foram investidos R$ 4 bilhões na obra.
“Estou pretendendo levar o presidente (sic) Sarney, que foi ele que, em 1987, começou essa ferrovia lá no Maranhão. Ela demorou 30 anos para ser feita, mas finalmente está pronta. Eu estarei muito feliz amanhã para inaugurar”, disse.
Ferrovia - A ferrovia Norte-Sul é fundamental para o desenvolvimento ferroviário do país por ser considerada uma espinha dorsal do sistema. Ela passa pelas regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste e faz a ligação entre os portos do Itaqui (MA) e Santos (SP), por meio de trilhos operados por três concessionárias.
O trecho norte da ferrovia, entre Porto Nacional e Açailândia (MA), é administrado pela VLI, e, de Açailândia ao porto de Itaqui, pela Vale, por meio da Estrada de Ferro Carajás. Com o trecho sob gestão da VLI, a Norte-Sul tem, ao todo, 2.257 quilômetros de extensão.
O trecho em Rio Verde (GO), fica situado numa das mais ricas cidades do agronegócio no país. Em 2019 o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inaugurou o primeiro trecho da malha da Norte-Sul, entre São Simão (GO) e Estrela D’Oeste.