RIO SUBINDO: Enchente deixa famílias desabrigadas em Marabá
Politica
Publicado em 19/03/2023

Defesa Civil e Corpo de Bombeiro atuam na mudança das famílias afetadas

 

Mais de 130 famílias já foram afetadas pela cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas, em Marabá, sudeste do estado. Neste sábado (18), o Tocantins chegou à marca de 10,34 m, acima do nível normal.

 

O município está em estado de alerta. Com a régua fluviométrica marcando 10 metros, mais de 137 famílias já deixaram suas residências e estão em abrigos, casa de parentes ou amigos.

 

De acordo com a Defesa Civil, estão sendo construídos mais abrigos em outros pontos da cidade para alojar os atingidos pelas cheias. “Graças a Deus amanheceu com sol. Ontem trabalhamos até 3h da manhã e está prevista construção de 80 abrigos”, informou o coordenador do órgão, Marcos Andrade.

 

Além do abrigo na Praça Paulo Marabá, na Marabá Pioneira, onde estão sendo construídos 80 alojamentos, a Defesa Civil também está montando abrigo em um depósito de uma loja, na rua 5 de abril e outro na Antônio Maia (antiga Borges Informática), ambos na Velha Marabá, onde estão sendo construídos mais 40 s, sendo 20 em cada.

 

“Estamos abrindo agora outro abrigo, na Avenida Sororó, já está em construção. Se for necessário novos abrigos serão construídos, na Nova Marabá, na Cidade Nova e no núcleo São Félix”, disse o coordenador da Defesa Civil.

 

A Defesa Civil está trabalhando em parceria com o Corpo de Bombeiros e com equipes do Departamento de Postura e da Sevop. Caminhões alugados estão auxiliando no transporte das mudanças das famílias.

 

A dona de casa Elisângela Feitosa é uma das que teve que ir para abrigo. “A água está no quintal e ainda não entrou para casa, mas no quintal tá cheio de água. Porque se esperar para mudar em cima da bucha a gente perde tudo”, contou.

 

Quem também está com a água na porta de casa é a aposentada Maria Zilda Brito Ferreira, que mora no Bairro Santa Rosa. “Disseram que amanhã que vão liberar para abrigo na orla, quando a água já tiver dentro de casa, porque se der uma chuva hoje, como vai ser? Eu não tenho para onde ir, se eu tivesse condições de pagar aluguel, eu já tinha pagado”, reclamou.

 

O estado de emergência só será decretado pela Prefeitura de Marabá quando o Rio Tocantins atingir a marca dos 10,50 metros.

 

Comentários