Bancada maranhense em Brasília ocupa espaços importantes no Congresso Nacional
Politica
Publicado em 18/03/2023

Márcio Jerry foi eleito presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência 

 

Deputados e senadores conseguiram lideranças, vice-lideranças de partidos e do governo e ainda presidência de comissões

 

A bancada maranhense no Congresso Nacional conseguiu, neste início de legislatura, ocupar espaços importantes na Câmara e no Senado. São lideranças, vicelideranças e também membros e presidentes de comissões permanentes das duas Casas. 

 

O senador Weverton Rocha (PDT), por exemplo, conseguiu fazer parte da mesa diretora do Senado. Ele foi eleito 2º secretário da Casa. 

 

Já as senadoras Eliziane Gama (PSD) e Ana Paula Lobato (PSB) foram eleitas líder e 1ª vice-líder do Bloco Parlamentar da Resistência Democrática (composto pelo PT, PSD e PSB). Além de liderança o bloco, Gama continua na liderança da bancada feminina na Casa.

 

Câmara

Já na Câmara dos Deputados, parte dos 18 parlamentares do Marnahão conseguiram posições de destaque na Casa. O deputado Rubens Júnior (PT), por exemplo, foi escolhido o vice-líder do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disto, o petista conseguiu ser um dos membros da importante Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

 

Da CCJ também participa o deputado do PSB, Duarte Júnior. Ele ocupa espaços ainda nas comissõesde Defesado Consumidor e de Defesa da Pessoa com Deficiência. O socialista conseguiu ainda ser o vice-líder da bancada do PSB na Casa.

 

Já o deputado do PCdoB, Márcio Jerry, foi eleito o presidente da Comissão de Defesada Pessoa com Deficiência. Entre os maranhenses, ele é o único deputado a presidir uma comissão. Os deputados André Fufuca (PP) e Fábio Macedo (Pode) foram escolhidos líderes de seus partido na Câmara.

 

Mais 

Considerando ainda os parlamentares licenciados, o Maranhão tem dois ministro do primeiro escalão do governo Lula oriundos do Congresso Nacional. Flávio Dino (PSB) se licenciou do Senado para ocupar o Ministério da Justiça e o deputado Juscelino Filho (União) entrou de licença para assumir o comando do Ministério das Comunicações.

 

Por Carla Lima/Ipolítica (imirante)

 

Comentários