Ele é acusado de cobrança indevida de cidadãos atendidos pela defensoria pública, além de intimidar testemunhas e servidores durante as investigações policiais
Por Adrievelly Freitas
Está preso desde a última quarta-feira (22), o advogado Diogo Nogueira Tertulino, no município de Rurópolis, sudoeste do Pará. A prisão foi decretada pela Justiça após a polícia ter indícios suficientes de autoria e robustas provas acerca da materialidade dos delitos de corrupção passiva, estelionato, fraude processual, supressão de documento público e coação no curso do processo.
O advogado, que já atuou em vários municípios, como Itaituba, Jacareacanga e Santarém, era pago pela para atuar em defesa de pessoas e acabava cobrando, indevidamente também dessas pessoas, aproveitando-se do desconhecimento jurídico de habitantes da cidade de Jacareacanga.
O investigado ainda teria chegado a reter documentos pessoais para garantir o indevido pagamento das verbas honorárias. Além disso, o advogado também estaria causando embaraços ao andamento das investigações policiais, inclusive por meio de intimidação a testemunhas e a servidores.
O Ministério Público manifestou-se favoravelmente à prisão do advogado, e a custódia cautelar foi decretada em 19/02/23, pelo juízo plantonista da Vara Unica da Comarca de Jacareacanga. O cumprimento do mandado judicial só foi possível com o suporte do Núcleo de Apoio à Inteligência (NAI) de santarém e da equipe da equipe da Polícia Civil de Rurópolis , que abordou o advogado Diogo Tertulino, que estava em deslocamento na BR-163.
Diogo Tertulino foi conduzido para a Delegacia de Polícia. Em seguida, o acusado foi encaminhado para o presídio de Itaituba, onde permanecerá à disposição da justiça.
Fonte: Portal Giro