Por: Samartony Martins (O Imparcial)
A confirmação dos secretários de estados que farão parte da reforma administrativa que está sendo realizado pelo governador Carlos Brandão (PSB), movimentou no último final de semana a cena política maranhense.
Carlos Brandão usou as redes sociais para anunciar os gestores que darão continuidade a seus trabalhos nesta nova gestão gover‐ namental. E deve continuar nesta segunda-feira (27) até o próximo dia 4 de março quando todos estiverem definidos e anunciados e apresentados oficialmente na cidade de Imperatriz, segunda maior cidade do estado onde será realizada uma nova recondução de Brandão ao cargo de governador do Maranhão.
’Nós queremos mostrar claramente para a sociedade, que temos compromisso com o municipalismo. E a posse de secretário, de governador, não pode ser só na capital. Escolhemos Imperatriz por ser a segunda maior cidade do estado, portanto dia 4 de março estaremos lá, dando posse a toda nova equipe’’, destacou Brandão em suas redes sociais, ressaltando que esta é uma forma de ho‐ menagear todos municípios do estado.
Na oportunidade, Brandão pode anunciar como secretários oriundos da Região Tocantina, Sergio Macedo, na secretaria de estado da Comunicação e o ex-prefeito de Imeratriz, Sebastião Madeira que deve permanecer como chefe da Casa Civil.
Entre outros nomes que podem fazer parte do novo secretariado de Carlos Brandão estão: o deputado Othelino Neto (PCdoB), na secretaria de Meio Ambiente; a também deputada estadual Abgail Cunha (PL), que pode assumir a secretaria estadual dos povos indígenas, que será criada ´pelo governador; o ex-deputado federal Bira do Pindaré (PSB) que deve ocupar a Secretaria da Agricultura Familiar; Joslene Rodrigues, que deve permanecer na Secretaria de Estado das (SECID); o ex-deputado estadual Raimundo Cutrim, na secretaria de Segurança Pública; Silvio Bembem, na secretárida de Igualdade Racial; Paulo Casé na Secretaria de Desenvolvimento Regional; André Campos que pode ser confirmado no Detran/Ma e Karen Barros que continuará no Procon/Ma; Paulo Matos na secretaria de Estado do Turismo, além de outros nomes como estes que estão sendo especulados tanto pela imprensa quanto pelo meio político.
Camarão na Educação, Paulo Victor na Cultura
O vice-governador Felipe Camarão foi confirmado como secretário de educação pelo governador Carlos Brandão
No sábado (25), o governador confirmou que Aparício Bandeira que será mantido como secretário de Infraestrutura (Sinfra); assume a Secretaria da Agricultura Familiar.
Vale ressaltar que os três primeiros nomes que foram divulgados pelo próprio governador para compor seu segundo mandato foram: Luzia Waquim, que permanecerá na chefia de gabinete; Murilo Andrade que segue na e Raul Mochel segue na Transparência e Controle.
Foram mantidos na equipe do governador o secretário de estado da Saúde, Tiago Fernandes; o Cel. Célio Roberto no Corpo de Bombeiros; Anderson Ferreira, no Iterma; Marco Aurélio, na Caema; a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena; José Reinaldo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos e Kécio Rabelo que continuará a presidir a Fundação da Memória Republicana Brasileira.
Seguem também na equipe de Carlos Brandão, Walkíria Moraes; o secretário da Fazenda, Marcellus Alves e o vereador Paulo Victor, que se afasta da presidência da Câmara de Vereadores de São Luís e reassume a Secretaria de Estado da Cultura. Com a decisão, Yuri Arruda que estava à frente da pasta, volta a ser adjunto.
“A cultura é o que me move e estar de volta nesta pasta me traz muita alegria. Gratidão ao líder Carlos Brandão pela confiança e por ter, mais uma vez, a oportunidade de trabalhar por nosso estado. Unidade e resistência. Deus é fiel!”, disse Paulo Victor nas redes sociais.
Carlos Brandão também já havia definido na sexta-feira (24) que o vice-governador Felipe Camarão (PT), retornado ao comando a secretaria de Estado da Educação. Em reunião entre os dois na sexta-feira no Palácio dos Leões ficou acertado que outros três nomes que serão apresentados nesta segunda-feira (27) pelo Partido dos Trabalhadores ao governador.
Ficou acordo que o PT deverá ficar com as seguintes pastas: a Secretarias da Educação; Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular que pode continuar a ser comandada por Amanda Costa, que é atual secretária da pasta ou pode ser substituída pela ex-candidata a deputada estadual Cricielle.
A Secretaria do Trabalho e Economia Solidária a pasta pode vir a ser comandada por Luís Henrique Lula da Silva ou pelo exdeputado federal Zé Carlos. Já para o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) estão cotados os nomes de Ed Wilson ou Francisco Gonçalves, ambos, professores do curso de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão.
Mesmo com todas estas definições, Carlos Brandão deverá analisar os outros possíveis nomes que podem fazer parte do seu novo secretariado em pastas estratégicas como: Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN) e o Porto do Itaqui. A ideia é manter alguns e abrigar outros que foram fundamentais para a sua eleição como atual chefe do maior cargo do executivo maranhense.