A violência nas terras indígenas tem causado medo e insegurança aos moradores
- Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, reuniu-se com o governador do Maranhão, Carlos Brandão, na noite dessa terça-feira (31) em Brasília (DF), para discutir ações que possam elucidar a morte de Raimundo Ribeiro da Silva, 57 anos, assassinado na Terra Arariboia, na aldeia Abraão, no início da tarde.
A violência nas terras indígenas tem causado medo e insegurança aos moradores.
O motorista da Sesai voltava de um hospital com duas indígenas quando dois homens de moto se aproximaram e fizeram vários disparos contra ele. As mulheres fugiram. É o segundo caso de homicídio este mês, só na Terra Indígena Araribóia
A reunião contou com a presença da secretária de direitos humanos do Maranhão, para alinhar medidas que possam garantir a segurança dos indígenas.
“Desvendar todos esses assassinatos que seguem impunes e também estamos organizando pra enviar as forças de segurança pública para levar segurança à região”, disse a ministra Sônia Guajajara.
O governador do Maranhão Carlos Brandão também se pronunciou nas redes sociais “A gente determinou imediatamente que o secretário de segurança deslocasse sua equipe para a aldeia e naturalmente nós vamos fazer essa parceria com o Ministério da Justiça, através da Polícia Federal.
Em conjunto com a nossa polícia nós vamos prender essa pessoa e dar uma solução exemplar entregando pra Justiça para que ela possa tomar as providências.
Também estamos aqui discutindo a ida da ministra Sônia Guajajara que é uma ministra maranhense, ao município de Imperatriz pra gente fazer um grande encontro e discutir essas questões indígenas, é lógico que estará em pauta essa questão da segurança pública e tantos outros assuntos de interesse dos povos indígenas pra que a gente possa avançar”, destacou o governador Carlos Brandão.