Bolsonaristas invadem Congresso, Planalto e STF
Politica
Publicado em 08/01/2023

(Reuters) – Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiram furar o bloqueio montado pelas forças de segurança e pela polícia militar e invadiram Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, segundo imagens da TV.

 

Imagens mostram ainda manifestantes depredando os espaços, quebrando vidros e portas das sedes dos Três Poderes.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está em Brasília. O presidente passa o fim de semana em São Paulo e neste domingo foi a Araraquara, no interior do Estado, para acompanhar estragos causados pelas chuvas na região.

 

Apoiadores de Bolsonaro estão acampados há semanas em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília –além de em outras cidades–, em mobilização antidemocrática contra o resultado das eleições de outubro que elegeram Lula presidente da República.

 

Temendo uma piora da situação, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou no sábado uma portaria autorizando o emprego da Força Nacional de Segurança Pública.

 

Em postagem no Twitter neste domingo, Dino afirmou que “essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer”.

 

“O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça”, escreveu o ministro.

 

O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse no Twitter que conversou por telefone com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sobre a situação. Rocha teria informado a ele que está concentrando “esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação”.

 

“Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, alem da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência”, disse Pacheco.

 

A invasão dos prédios dos Três Poderes ocorre dois anos e dois dias depois que apoiadores do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacaram e invadiram o Capitólio de Washington, sede do Congresso norte-americano, em uma tentativa de impedir a certificação da vitória eleitoral de Joe Biden em 2020.

 

(Por Letícia Fucuchima)

Comentários