Só em 2022, já foram realizados mais de 35 mil atendimentos e os procedimentos realizados no Tocantins são referências para o Brasil
Dayana Nascimento/Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) tem implantado em todas as unidades hospitalares estaduais, o Serviço de Odontologia Hospitalar que tem como principais objetivos, evitar infecções hospitalares, reduzir o tempo de internação do paciente, e auxiliar as equipes multidisciplinares.
Os serviços odontológicos e de buco-maxilo são ofertados para pacientes internados e/ou em tratamento ambulatorial, sendo atendidas pessoas com trauma e pacientes especiais, da oncologia, da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) o atendimento é direcionado para as mamães e os bebês recém-nascidos.
Dentre os procedimentos estão a realização de extrações, gengivectomias, profilaxia com flúor, tratamento periodontal, curativos, restaurações provisórias, retiradas do foco de dor e cirurgia de frenectomia (língua presa). No total entre consultas e procedimentos odontológicos o Estado já realizou 35.681 atendimentos, em 2022, uma média de 3.568 atendimentos mensais em todas as unidades hospitalares.
O Tocantins é referência no Brasil pelos atendimentos e procedimentos realizados pelo setor de Odontologia Hospitalar do Hospital Geral de Palmas (HGP), a unidade é a única no país a ofertar oito áreas de procedimentos em um único lugar, facilitando o acesso dos pacientes que estão internados ou em tratamento.
A paciente Raimunda Seiva Pereira de Oliveira, 42 anos, paciente da oncologia é uma das pacientes beneficiadas com o atendimento do Setor de Odontologia Hospitalar do HGP. Antes de iniciar seu tratamento de quimioterapia passou por uma avaliação da odontologia, onde foi verificado a necessidade de realizar alguns procedimentos dentários para sua segurança.
“Quando fui encaminhada para o tratamento do câncer de colo do útero, passei pelo dentista que iniciou o tratamento nos meus dentes que estavam infeccionados e como ele me explicou a infecção é um risco para o paciente durante o tratamento. Graças a Deus, sempre fui bem atendida e nunca tive dificuldade para agendar esse atendimento”, ressaltou a paciente.
Regulamentação
Para melhoria do atendimento, em julho deste ano, a SES-TO publicou no Diário Oficial do Estado, a Portaria 666/2022/SES/GASEC que instituiu a Política Estadual de Saúde Bucal Hospitalar do Estado do Tocantins, definindo um grupo de Apoio Técnico para a elaboração do Manual Instrutivo, que irá regulamentar os processos e serviços que já são ofertados pelas unidades.
“Nossas unidades já ofertam diversos serviços, contudo a portaria veio para regulamentar essas atividades e criar um manual para o atendimento da Odontologia Hospitalar, Para isso, estamos fazendo um levantamento de quais procedimentos são ofertados por essas unidades de acordo com o porte, assim teremos como direcionar os serviços”, destacou a técnica da Gerência de Alta e Média Complexidade, Mayra Mendes Sales.