Setembro Amarelo: Caminhos do Sertão realiza ações em Unidades Avançadas
Politica
Publicado em 21/09/2022

Em todo o país, Setembro é o mês em que se realiza a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, teve início no Brasil em 2015, organizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, mais de 700 mil pessoas cometem suicídio, e esse é um dos principais motivos para que instituições realizem ações em alusão ao mês.

 

O Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), desenvolveu várias atividades em cada uma das suas quatro Unidades Avançadas: Porto-Franco, Vila Nova dos Martírios, Amarante e Itinga do Maranhão, como explica a coordenadora geral do programa, professora Diana Barreto: “o programa Caminhos do Sertão também aderiu à campanha de valorização da vida. Estamos, durante o mês de setembro, realizando atividades com orientadoras psicossociais em conjunto com docentes e discentes para trabalhar a temática, já que a saúde mental é tão importante quanto a física e que a vida é bela e nenhum problema dura para sempre. Juntos nos fortalecemos.”

 

A coordenadora pedagógica do programa, Gilvânia Aguiar, conta que as ações foram planejadas em conjunto com as orientadoras psicossociais das unidades com objetivo de mobilizar a comunidade acadêmica: “As ações visam sensibilizar a comunidade acadêmica para que se atentem às características e sintomas, com possibilidade de ajudar alguém a partir da escuta, do olhar humano e carinhoso, sempre valorizando a vida e o outro”, explica.

 

 

Compondo as ações alusivas ao mês, foi construído um mural para ser exposto nas unidades, rodas de conversa nas turmas, com explicações sobre o sentido do mural e do Setembro Amarelo, e palestra sobre a prevenção do suicídio e valorização da vida.

 

As ações tem o objetivo de chamar a atenção dos discentes, durante todo o mês, para questões relacionadas à saúde mental, pontuando a importância do tema para o processo ensino-aprendizagem.

 

De acordo com a orientadora psicossocial da Unidade Avançada de Porto Franco, Jéssica Reis, as atividades serão desenvolvidas ao longo dos quatro finais de semana de setembro: “Desenvolvemos várias dinâmicas, como a caixa surpresa (onde o aluno se olha no espelho e descreve em um papel uma frase motivacional para si mesmo), e em seguida cola na árvore das emoções), e o saco dos medos (onde eles descrevem seus medos e colocam no saco), como forma de fazer com que eles sejam protagonistas dessas reflexões.”

 

 

Josimar Feitosa Bezerra Junior, acadêmico do curso de Ciências Biológicas da Unidade Avançada de Vila Nova dos Martírios, participou das atividades e falou da importância de ações que encorajem os estudantes quanto ao tema “Essa foi uma campanha voltada aos acadêmicos. A realização desse evento foi muito importante, houve palestras e apresentações musicais, fazendo com que nos sentíssemos confortáveis e encorajados para ver a importância de buscar ajuda profissional.”

 

Desse modo, as unidades se propuseram a realizar ações nas quais o próprio discente fosse protagonista, com o objetivo de fortalecer a saúde mental da comunidade acadêmica, prepará-los a ter um olhar sensível sobre a saúde mental e como identificar questões relacionadas à ansiedade e depressão, contribuindo para o fortalecimento da rede de apoio que é tão importante no desenvolvimento dos indivíduos.

Comentários