Um candidato ao Senado, uma a suplente de senadora, três deputados estaduais e dois federais estão na lista dos que não atenderam aos requisitos para se candidatar.
Além do candidato ao Senado Vanderlan Gomes (PRTB), mais seis candidatos tiveram o pedido de registro de candidatura negado por relatores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Esta é a primeira decisão e os candidatos ainda podem recorrer para continuar na disputa.
Segundo a reportagem, Vanderlan não corrigiu fotografia, não comprovou o pagamento ou parcelamento de multa eleitoral de eleições anteriores, não comprovou alfabetização nem apresentou as certidões criminais de 1º Grau da Justiça Federal e 1º grau da Justiça Estadual.
Outra postulante ao Senado, Eula Angelim (DC), na condição de 1º Suplente de Lázara Castro (DC) teve o registro negado por não comprovar a filiação partidária, que deve ser seis meses antes das eleições.
Para a disputa da Câmara dos Deputados, duas candidatas também do DC tiveram o registro indeferido pelo mesmo motivo: Ivonete e Welmisclene.
Concorrentes à vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativas três nomes tiveram o registro negados.
Professor Raucil (SD), segundo decisão do TRE, é servidor público estadual e teve a candidatura negada porque não comprovou a desincompatibilização do serviço público.
Dona Vânia também do Solidariedade, não apresentou prova de alfabetização e a certidão criminal fornecida pela Justiça Estadual de 1º e 2º graus. Também do partido, Nega Porto Não apresentou prova de alfabetização e nem a cópia de documento oficial de identificação.
Fonte: Jornal do Tocantins