Informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Saúde; maioria dos casos suspeitos estão em São Luís
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, afirmou nesta quinta-feira (11) que o Maranhão tem mais nove casos suspeitos da Monkeypox, a varíola dos macacos.
Os casos estão sendo investigados, e o resultado da análise do material coletado dos pacientes sob suspeita deve sair em cerca de 10 dias. Só então será possível confirmar ou descartar os novos casos da doença no Maranhão.
A informação foi dada pelo secretário em entrevista a um programa de rádio da capital, na noite desta quinta-feira (11). Ainda de acordo com Tiago Fernandes, a maioria dos casos suspeitos se concentra na Região Metropolitana de São Luís, mas também existem suspeitas no interior do estado.
O primeiro caso de varíola dos macacos no Maranhão foi confirmado na última quarta-feira (10), também pelo secretário de Saúde. Trata-se de pessoa do sexo masculino, de 42 anos, morador de São Luís, com comorbidades e sem histórico de viagem.
O paciente está sendo acompanhado pela equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira, e o seu quadro clínico permanece estável, com previsão de alta na próxima semana.
Os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Estadual e municipal seguem acompanhando o caso.