Plataforma vai ajudar consumidor a compreender as informações dos rótulos de alimentos
Politica
Publicado em 07/04/2022

Criados por associações do setor produtivo e de varejo de alimentos e bebidas, site e canais na mídia social explicam de forma didática as mudanças na rotulagem nutricional que entram em vigor em outubro e pretendem tornar as escolhas alimentares mais conscientes 

A plataforma digital será lançada no Dia Mundial da Saúde como forma de enfatizar a importância da educação alimentar para a adoção de dietas mais equilibradas 

A partir de hoje, 07, Dia Mundial da Saúde, os consumidores brasileiros terão acesso a uma plataforma digital educativa dedicada a explicar como ler e compreender as informações que constam dos rótulos dos alimentos. O Olho na Lupa, composto pelo website Olho na Lupa e perfis nas redes sociais, é uma iniciativa de 11 associações que representam a indústria e o varejo de alimentos e bebidas. 

O projeto foi motivado pelas alterações na rotulagem dos alimentos, que entram em vigor no próximo mês de outubro. A nova rotulagem nutricional brasileira é resultado de um amplo processo de debates conduzido pela Anvisa, que envolveu diversos atores da sociedade. 

A principal inovação é a rotulagem nutricional frontal, que vai destacar, na parte da frente das embalagens, com o desenho de uma lupa, a eventual presença de altos teores de sódio, açúcares adicionados e gordura saturada. 

A tabela de informação nutricional, que fica na parte de trás das embalagens, também trará mudanças, e não apenas no visual, que ganha mais destaque. Na nova versão, passará a indicar o número de porções por embalagem, além das informações já existentes como a porção de referência de consumo (em gramas ou mililitros) e seu equivalente em medida caseira (colher, xícara etc.). 

“É uma satisfação lançar esse projeto no Dia Mundial da Saúde, porque a indústria de alimentos está comprometida em promover ações educativas. Nosso objetivo é ajudar as pessoas na leitura e compreensão dos rótulos, para que possam fazer suas escolhas alimentares com autonomia, consciência e liberdade”, diz João Dornellas, presidente executivo da ABIA - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos. 

"A indústria quer que o consumidor esteja cada vez mais bem informado e acreditamos que o novo modelo de rotulagem caminha nessa direção. Desta forma, a plataforma Olho na Lupa vem para contribuir com ainda mais informação, de forma clara e didática, para auxiliar nas escolhas dos alimentos e bebidas prezando por uma dieta equilibrada de acordo com as opções individuais", reforça Victor Bicca, presidente da ABIR - Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas. 

"O Olho na Lupa é uma iniciativa da indústria brasileira voltada para aquele que mais importa, o consumidor, aquele que confia nos nossos produtos e precisa estar informado para exercer sempre a liberdade de escolher o que é melhor para si", defende Pablo Silva Cesário, gerente executivo de Relações com o Poder Executivo da CNI - Confederação Nacional da Indústria. 

“Este projeto representa o apoio da indústria à adoção do novo modelo de rotulagem nutricional que possibilitará decisões mais conscientes por parte dos consumidores, na busca de uma alimentação segura e de qualidade. Apoiar esta ação educacional é papel estratégico da ABIAD - como representante do setor de alimentos para fins especiais - e essencial para disponibilizar informações de qualidade à população brasileira”, acrescenta Vinicius Pedote, presidente da ABIAD - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres. 

“Os rótulos servem como um veículo de comunicação entre o consumidor e o alimento. O ‘Olho na Lupa’ irá auxiliar e orientar a população a fazer escolhas conscientes, além de ressaltar o direito básico à informação adequada e clara”, afirma Claudio Zanão, presidente executivo da ABIMAPI - Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados. 

As novas regras são aplicáveis a todos os alimentos embalados na ausência dos consumidores, incluindo bebidas, ingredientes e aditivos alimentares destinados ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação. Em outubro, a legislação começa a valer para novos produtos que chegarem ao mercado. Mais informações podem ser acessadas no site oficial da Anvisa.

Comentários