Morre aos 77 anos, o ex-deputado estadual Benedito Terceiro
Politica
Publicado em 14/11/2021

Faleceu nas primeiras horas deste domingo, 14 de novembro, em São Luís, aos 77 anos o ex-deputado estadual Benedito Pires Terceiro. Ele era esposo da ex-prefeita de Barra do Corda, Darci Terceiro. Benedito Terceiro lutava contra um câncer há vários anos. Ele deixa a esposa Darci Terceiro, três filhos e netos.

Benedito Ferreira Pires Terceiro, nascido em Rosário – MA, em 29/11/1944, trabalhou na Secretaria de Agricultura em atividades de manutenção das máquinas da SAGRIMA.

Foi aluno da Escola de Agronomia do Maranhão, onde formou-se Engenheiro Agrônomo.
No início da década de 80, foi nomeado Delegado do INCRA junto a Cooperativa Integral de Reforma Agrária de Barra do Corda (CIRA-Barra do Corda), onde realizou diversos projetos pioneiros no Estado para a melhoria da vida dos agricultores, a luta pela reforma agrária e a autonomia das cooperativas agrícolas.

Com o projeto desenvolvido para Barra do Corda, também levou água e saneamento para muitos povoados, escolas e lavanderias coletivas. Sob sua gestão, foram construídas estradas, a hidrelétrica de Barra do Corda e a CIRA foi tomada como modelo para outros Estados brasileiros.

Foi Deputado Estadual por três legislaturas, Deputado Estadual Constituinte na 11ª legislatura e Secretário de Agricultura do Estado do Maranhão durante o governo de Epitácio Cafeteira.

Foi o primeiro aluno da Escola de Agronomia e primeiro funcionário da Secretaria de Agricultura a chegar ao cargo Secretário de Agricultura. Durante os anos de exercício, desenvolveu o projeto de pesquisa do Abacaxi de Turiaçu e várias outras pesquisas de desenvolvimento de sementes. Posteriormente assumiu a Superintendência do INCRA no Maranhão.

Exerceu grande liderança política em Barra do Corda, foi um político comprometido com o povo e a classe trabalhadora, dos povos indígenas e das cooperativas e o meio-ambiente, apoiando sempre a pesquisa, o estudo e o desenvolvimento do Estado, cujo potencial ele sempre acreditou.

 

Fonte: Diego Emir

Comentários