A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA), iniciou, na quinta-feira (04), as atividades de inscrição do Cadastro Ambiental Rural (CAR) com reuniões de mobilização e sensibilização nas regionais da Agerp-MA de Açailândia, Balsas e Presidente Dutra. Serão contemplados 75 municípios nessas regionais.
Durante a reunião, foram destacados temas como: a importância do CAR, etapas de cadastro, público-alvo, responsabilidades do proprietário ou posseiro que tem o CAR, bem como a metodologia operacional da empresa Hominus, responsável pela execução dos cadastros.
“O CAR é uma ferramenta que visa, principalmente, a regularização ambiental das propriedades rurais e garante, também, aos homens e mulheres do campo, acesso ao crédito rural”, pontuou, secretária adjunta da SAF, Luciene Dias Figueiredo.
O gestor regional da Agerp-MA de Balsas, Manoel Carvalho, destacou que o evento realizado em Balsas foi muito positivo. “Hoje, reunimos 14 municípios da região e mais a regional de São João dos Patos, associações, cooperativas, poder público e a sociedade civil para tratar sobre a importância do CAR, além disso, realizamos o planejamento para retomar as atividades do CAR aqui na região”, destacou.
CAR
O CAR é o registro do domicílio rural, garantindo acesso do agricultor e agricultora familiar às políticas públicas, assim como o crédito. No Maranhão, o programa é executado pela SAF, com o apoio dos escritórios regionais da Agerp-MA.
Por meio do projeto Mais Sustentabilidade no Campo/CAR serão realizados 182.500 cadastros, nos 217 municípios, para agricultores familiares individuais e territórios coletivos como os povos tradicionais: quilombolas, quebradeiras de coco, extrativistas, pescadores e pessoas de assentamentos estaduais.
A superintendente de Biodiversidade, Povos e Comunidades Tradicionais da SAF, Geusa Fonseca, explicou que o projeto Mais Sustentabilidade no Campo é uma parceria entre a SAF e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Conta com investimentos não reembolsável na ordem R$ 41.212.345,00.
“Até o momento o projeto já beneficiou 73.541 famílias de 20.222 imóveis rurais no estado do maranhão, o que representa 40% do Total do projeto”, informou Geusa Fonseca.
Participaram da reunião de mobilização os servidores da SAF Mario Saboia, David Gonçalves, Larissa Silva e Andréa Leite; os gestores regionais da Agerp-MA, Manoel Carvalho (Balsas), Benedito Jr (Açailândia), Wagner Pinheiro (Presidente Dutra), Maria Miria (Barra do Corda); representantes da empresa Hominus; coordenadores de lote da SAF, Rômulo Batista, Theomira Ferreira e Carlos Oliveira; e representantes do poder público dos municípios envolvidos e da sociedade civil.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.