O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) anunciou o fim do prazo do recadastramento para os aposentados e pensionistas nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março. O prazo havia iniciado no dia 20 de setembro e prorrogado até esta quinta-feira (4). Já para os nascidos nos meses de abril, maio, junho e julho, o prazo foi prorrogado: irá até o dia 21 de novembro. O mesmo período vale também para quem nasceu entre os meses de agosto e dezembro.
O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, explicou que a divisão do recadastramento em grupos tem o objetivo de dar mais tranquilidade aos beneficiários, que podem se preparar para atualizar os dados no sistema.
“O objetivo é que todos possam fazer a atualização dos seus dados da melhor forma possível. Por causa da pandemia, e visando resguardar a saúde dos nossos beneficiários, que são em sua maioria idosos, desenvolvemos um sistema que todos podem acessar do conforto das suas casas”, informou Mayco Pinheiro.
Mayco Pinheiro reforçou ainda que o recadastramento é de caráter obrigatório e que não está descartada a possibilidade de suspensão do benefício, caso as informações não tenham sido atualizadas até o final de todos os prazos.
Com o objetivo de alcançar o maior número possível de beneficiários, o Iprev também firmou parcerias com diversas instituições, a exemplo do Ministério Público, o Conselho Estadual do Idoso e centros de assistência social.
Atualização cadastral
O recadastramento é feito por uma plataforma online, que está disponível no site do Iprev (iprev.ma.gov.br). Para se recadastrar, é preciso preencher o formulário e enviar a versão digitalizada dos documentos solicitados. O beneficiário precisa enviar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência emitido há no máximo 90 dias. Também é preciso enviar uma foto, tirada há no máximo 15 dias. Nessa foto, o beneficiário deverá estar segurando uma folha de papel, contendo o número do CPF e a data em que a foto foi tirada.
O recadastramento é obrigatório para todos os aposentados, da reserva e reformados do serviço público estadual, bem como para os pensionistas do Estado. Até o momento, o Iprev já contabiliza 20,6 mil recadastramentos recebidos, do total de cerca de 45 mil beneficiários.