Após a interdição total da ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-235, entre Pedro Afonso e Tupirama, o Governo do Tocantins autorizou, em caráter emergencial, a operação de uma travessia hidroviária para garantir o deslocamento da população, o transporte de mercadorias e a circulação de veículos na região.
A autorização foi publicada na sexta-feira (22) no Diário Oficial do Estado (DOE), por meio da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR). A medida permite que a empresa Pipes Empreendimentos Ltda. assuma provisoriamente a operação da travessia entre os dois municípios enquanto durar a interdição da ponte determinada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O presidente da ATR, Tom Lyra, destacou que o órgão seguirá fiscalizando a operação para garantir segurança aos usuários
A empresa ficará responsável pela operação da embarcação “ATR 250”, registrada na Capitania dos Portos e vinculada ao DNIT. A travessia será realizada no trecho da TO-010, principal rota alternativa utilizada após o bloqueio da estrutura.
Além da operação da balsa, a empresa deverá garantir a manutenção da embarcação, a regularidade documental, a segurança dos passageiros e o cumprimento das normas exigidas pela Marinha do Brasil.
A ponte foi totalmente interditada após o DNIT identificar agravamento de fissuras, surgimento de novas trincas e sinais de subsidência na estrutura, aumentando o risco de comprometimento da travessia sobre o Rio Tocantins. A situação impactou diretamente a mobilidade entre Pedro Afonso e Tupirama, afetando moradores, estudantes, produtores rurais, caminhoneiros e o escoamento de cargas na região.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, afirmou que o Estado mantém monitoramento permanente da situação e que a autorização emergencial busca reduzir os impactos causados pela interdição.
“Desde o primeiro momento em que fomos informados sobre a situação da ponte, determinamos que todos os órgãos do Governo atuassem de forma rápida para minimizar os impactos à população. A autorização emergencial da travessia hidroviária garante o direito de ir e vir das famílias, mantém o transporte de mercadorias e assegura que os serviços essenciais continuem funcionando na região. Nossa prioridade é proteger vidas e garantir segurança aos tocantinenses”, declarou o governador.
Equipes da ATR estiveram no local nos últimos dias coordenando ações emergenciais para assegurar a travessia provisória da população entre os municípios.
“Equipes do Governo do Estado atuam na região para assegurar o deslocamento da população de forma segura. Estivemos reunidos com a Associação dos Barqueiros para garantir o deslocamento dos estudantes e a empresa Pipes irá viabilizar a travessia e a balsa. Juntos iremos amenizar os impactos que foram gerados após a interdição da ponte”, afirmou.
As ações emergenciais começaram ainda na quarta-feira (20), quando o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), iniciou a mobilização de embarcações para auxiliar na travessia da população.
Além disso, o Estado também intensificou os trabalhos de manutenção das rodovias alternativas utilizadas como desvio após o bloqueio total da ponte localizada no km 163,89 da BR-235.