O número de novos pedidos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) registrou um salto significativo no país após a implementação das novas regras para emissão do documento. Em janeiro de 2026, foram contabilizados 1,7 milhão de requerimentos, contra 369,2 mil no mesmo mês de 2025, segundo dados divulgados nesta terça-feira (3) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O levantamento considera os primeiros resultados do programa CNH do Brasil, lançado para facilitar o acesso à habilitação. Desde dezembro, o país soma cerca de 3 milhões de solicitações e 298,5 mil documentos efetivamente emitidos.
De acordo com a Senatran, a principal mudança que contribuiu para o aumento da demanda foi a redução dos custos do processo, a partir da flexibilização das exigências de aulas teóricas e práticas em autoescolas. A medida busca estimular a regularização de condutores que já dirigem sem habilitação.
A estimativa do órgão é que cerca de 20 milhões de brasileiros conduzam veículos sem o documento, e a expectativa é que o novo modelo acelere a inclusão desse público no sistema legal de trânsito.
Com os números, a Senatran avalia que as mudanças já produzem impacto direto na ampliação do acesso à CNH e na modernização do processo de habilitação em todo o país.
Fonte: Agência Brasil