A deputada federal e ex-governadora Roseana Sarney (MDB) informou neste sábado (3) que está bem após precisar retornar ao hospital durante o tratamento contra câncer de mama.
A atualização foi feita pela própria parlamentar em uma publicação nas redes sociais, na qual explicou que apresentou um quadro de pressão baixa e precisou de cuidados médicos.
“Eu tive de voltar para o hospital ontem, minha pressão estava baixa e, graças a Deus, já estou bem agora”, afirmou Roseana.
Segundo a ex-governadora, foi necessária a realização de transfusão de sangue, reposições e uso de medicação.
“Graças a Deus, agora já estou bem. Então, queria dar notícia para vocês e desejar, mais uma vez, um feliz ano para todos”, completou.
A deputada segue em tratamento no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde está sendo acompanhada por uma equipe médica especializada desde o diagnóstico da doença.
Tratamento contra o câncer
Roseana Sarney tornou público o diagnóstico de câncer de mama em agosto de 2025, após a identificação da doença durante um check-up de rotina. Desde então, ela iniciou o protocolo de tratamento definido pelos médicos.
Em outubro do mesmo ano, a parlamentar concluiu as primeiras 12 sessões da fase inicial de quimioterapia e imunoterapia. O acompanhamento segue de forma contínua, com avaliações periódicas do quadro clínico.
No início de dezembro de 2025, Roseana já havia precisado de uma internação por conta de um quadro de baixa imunidade. Após apresentar melhora, ela recebeu alta e conseguiu passar o Natal ao lado da família.
Mensagens de apoio
Desde que anunciou o diagnóstico, Roseana tem recebido manifestações de apoio de lideranças políticas, eleitores e admiradores. Nas redes sociais, seguidores desejam força, rápida recuperação e demonstram confiança na superação do tratamento.
No dia 13 de dezembro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Rosângela ‘Janja’ Silva visitaram a deputada no Hospital Sírio-Libanês, durante o período de acompanhamento médico.
Histórico de saúde
Esta não é a primeira vez que Roseana Sarney enfrenta a doença. Em 1998, durante a campanha para a reeleição ao governo do Maranhão, ela foi diagnosticada com câncer e passou por quatro cirurgias, incluindo a retirada de tumor na mama, um nódulo no pulmão, além de outros procedimentos.
Ao longo dos anos, já se submeteu a mais de 20 cirurgias, entre intervenções para tumores benignos e malignos.
Trajetória política
Roseana Sarney é deputada federal pelo Maranhão e tem uma longa trajetória na política nacional. Foi a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro, governando o Maranhão por quatro mandatos.
Também exerceu mandato de senadora da República e atuou como líder do governo no Congresso Nacional. Filha do ex-presidente José Sarney, segue como uma das principais lideranças políticas do estado.