Logo após reassumir oficialmente o comando do Governo do Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) promoveu uma ampla reformulação no primeiro escalão da gestão. Em edição atípica do Diário Oficial do Estado, publicada neste sábado (6), ele exonerou todos os secretários e dirigentes nomeados pelo vice-governador Laurez Moreira (PSD) durante o período em que esteve afastado do cargo.
O ato de exoneração coletiva atingiu secretários de Estado, comandantes das forças de segurança, presidentes de autarquias, fundações e agências estaduais. Ao todo, mais de 40 cargos estratégicos foram desocupados de uma só vez, marcando o encerramento formal da gestão interina no Executivo estadual. Também foram dispensados os secretários executivos de diversas pastas.
Entre os nomes que retornaram estão Bruno Sousa Azevedo, na Secretaria da Segurança Pública (SSP); Donizeth Aparecido Silva, na Secretaria da Fazenda (Sefaz); Márcio Anderson Raimundo da Rocha, na Comunicação (Secom); Paulo César Benfica Filho, na Administração (Secad); Fábio Pereira Vaz, na Educação (Seduc); e Katiuscya Alves Barbosa Chaves, na Chefia de Gabinete do Governador.
Também voltaram Peterson Queiroz de Ornelas, como comandante-geral do Corpo de Bombeiros; Marcello de Lima Lelis, no Meio Ambiente; Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, no comando da Polícia Militar; Milton Neris de Santana, na Indústria e Comércio; e Rosilene Fortunato de Souza, como secretária executiva da Governadoria.
Deocleciano Gomes Filho reassumiu a Casa Civil; Jax James Garcia Pontes, a Procuradoria-Geral do Estado; Luciano Lima Costa, a Secretaria Executiva da Saúde; Elenil da Penha Alves de Brito, a Secretaria Executiva da Indústria e Comércio; Ismael Nunes da Silva Júnior, a Secretaria Executiva da Comunicação; e Francinaldo Machado Bó, a Casa Militar.
No mesmo Diário, o governo designou a secretária executiva Lilian Martins Venturini Paranhos para responder interinamente pela Secretaria da Agricultura e Pecuária, inclusive quanto ao ordenamento de despesas.
Termo de reassunção
Na noite de sexta-feira (5), o Diário Oficial trouxe a publicação do Termo de Reassunção de Wanderlei Barbosa ao cargo de governador do Tocantins. O documento foi assinado pelo próprio governador e pela então secretária-chefe da Casa Civil, Irana de Sousa Coelho Aguiar.
A volta ao cargo ocorreu após o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), conceder liminar revogando o afastamento de 180 dias imposto ao governador. A decisão tem efeito imediato e determinou a notificação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Palácio Araguaia para cumprimento. Apesar do retorno, a liminar ainda deverá ser analisada pela Segunda Turma do STF.
✅ LISTA DE NOMEADOS (GESTÃO WANDERLEI)
- Deocleciano Gomes Filho – Secretário-Chefe da Casa Civil
- Jax James Garcia Pontes – Procurador-Geral do Estado
- Bruno Sousa Azevedo – Secretário da Segurança Pública
- Donizeth Aparecido Silva – Secretário da Fazenda
- Márcio Anderson Raimundo da Rocha – Secretário da Comunicação
- Paulo César Benfica Filho – Secretário da Administração
- Fábio Pereira Vaz – Secretário da Educação
- Márcio Antônio Barbosa de Mendonça – Comandante-Geral da Polícia Militar
- Peterson Queiroz de Ornelas – Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros
- Marcello de Lima Lelis – Secretário do Meio Ambiente
- Milton Neris de Santana – Secretário da Indústria e Comércio
- Francinaldo Machado Bó – Secretário-Chefe da Casa Militar
- Katiuscya Alves Barbosa Chaves – Chefe de Gabinete do Governador
- Luciano Lima Costa – Secretário Executivo da Saúde (interino)
- Maurício Parizotto Lourenço – Planejamento (interino)
- Lilian Martins Venturini Paranhos – Agricultura (interina)
- Adams Cirino Gregório – ATI (interino)