O cenário político brasileiro registra uma situação inédita: nos últimos sete anos, quatro ex-presidentes foram presos
Jair Bolsonaro tornou-se o mais recente ao ser preso preventivamente pela Polícia Federal neste sábado (22), seguindo determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Confira os ex-presidentes que já foram presos no Brasil
Jair Bolsonaro
O ex-presidente cumpria prisão domiciliar desde agosto e agora teve a medida convertida em prisão preventiva. A decisão ocorreu antes da execução da pena de 27 anos e três meses de prisão pela tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro aguarda julgamento de recursos enquanto permanece custodiado pela PF.
Michel Temer
Preso preventivamente em março de 2019 durante o governo Bolsonaro, Michel Temer ficou detido por quatro noites na sede da PF no Rio de Janeiro. A prisão decorria da Operação Descontaminação, que investigava esquema de corrupção envolvendo a usina nuclear Angra 3. Sua soltura foi determinada pelo TRF-2.
Luiz Inácio Lula da Silva
O atual presidente foi preso em abril de 2018 pela Lava Jato, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. Lula cumpriu 580 dias de prisão em Curitiba até ser liberado por decisão do STF em novembro de 2019, tendo suas condenações posteriormente anuladas.
Fernando Collor
Preso em abril deste ano, em Maceió, Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de reclusão por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na BR Distribuidora. Atualmente, o ex-presidente cumpre pena em regime domiciliar após comprovar condições de saúde debilitadas, incluindo Parkinson e apneia do sono grave.