Um empresário de 50 anos foi alvo de um mandado de prisão preventiva em uma ação integrada da Polícia Civil do Maranhão e Polícia Civil do Pará, acusado de envolvimento em uma tentativa de homicídio registrada há 26 anos, no município de Itinga do Maranhão.
O crime ocorrido em 1999
De acordo com o inquérito policial, o crime ocorreu na tarde de 28 de fevereiro de 1999. Na ocasião, o investigado, juntamente com o próprio irmão, teria desferido golpes de faca e arremessado tijolos contra a vítima, identificada como Salvador Lopes Bernaldino, em um bar da cidade. A dupla teria agido com a intenção de matar Salvador.
Falsa identidade e fuga
Na época do delito, o suspeito chegou a ser conduzido à delegacia e interrogado. Contudo, ele não apresentou documentos de identificação e forneceu dados pessoais incorretos, dificultando a ação da Justiça. A prisão preventiva foi decretada em junho de 1999, mas, devido à falsa identidade utilizada e à fuga da comarca, o homem não foi mais localizado, permanecendo foragido por mais de duas décadas.
Revisão processual e nova análise de dados
A reviravolta no caso ocorreu nesta semana. Durante uma revisão do processo, equipes da Polícia Civil de Itinga do Maranhão identificaram inconsistências antigas e realizaram uma nova análise dos dados. Após comparação de informações e diligências complementares, os policiais concluíram que o procurado vivia normalmente em Dom Eliseu (PA), onde mantinha uma empresa e residia com a família.
Localização e encaminhamento à Justiça
Com a confirmação da identidade e do paradeiro, equipes das Polícias Civis do Maranhão e Pará se deslocaram até o endereço indicado. O homem foi localizado e preso na manhã desta quinta-feira (13).
O preso foi conduzido à Delegacia de Polícia de Itinga do Maranhão para o cumprimento formal do mandado judicial. Em seguida, ele foi encaminhado à Unidade Prisional de Ressocialização de Açailândia, onde permanecerá custodiado à disposição da Justiça.
Divulgação/ASCOMPC/MA)