Lula viaja a Belém neste sábado e só retorna a Brasília dez dias depois
Por Administrador
Publicado em 31/10/2025 00:05
Politica
Lula deve ficar fora da capital federal até o dia 10 de novembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja no sábado, 1º, a Belém e deve ficar na capital paraense até o dia 7 para o início de reuniões sobre a COP-30. No sábado, deve vistoriar o aeroporto e o porto da cidade, que foram reformados para o evento global. No domingo e na segunda-feira, Lula deve visitar comunidades quilombolas e indígenas em regiões de difícil acesso.

 

Lula continuará a semana toda em Belém. Na quinta e na sexta-feira, será realizada a Cúpula do Clima com diversos chefes de Estado e líderes mundiais. Na quarta, dedicará seu dia a reuniões bilaterais com autoridades mundiais que já tiverem chegado a Belém.

 

Lula deve ficar ainda mais dias longe de Brasília, já que viajará a Fernando de Noronha nos dias 8 e 9 para o lançamento de um projeto de energia solar na ilha.

 

Com isso, Lula deve ficar fora da capital federal até o dia 10 de novembro. Mesmo longe de Brasília, deve ter discussões sobre temas já em andamento.

 

Lula ainda não formalizou, por exemplo, a indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF). O nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, já é dado como certo para a vaga, mas o presidente ainda busca um acerto com o Senado para viabilizar a aprovação do ministro sem intercorrências.

 

Também estão em discussão no governo o projeto de lei antifacção, que endurece penas para crimes envolvendo facções criminosas, e as medidas de aumento de receita oriundas da medida provisória 1.303. O primeiro está na Casa Civil, segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. O segundo, em discussão no Ministério da Fazenda e em articulação com a Câmara dos Deputados.

Comentários