VLI bate recorde com 285 mil toneladas de fertilizantes
Empresa de logística movimenta volume histórico no terminal Tiplam
Por Administrador
Publicado em 24/10/2025 22:06
Politica
VLI reforça papel estratégico no agronegócio brasileiro

A VLI, empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, alcançou em setembro seu maior volume histórico mensal de desembarque de fertilizantes no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado em Santos (SP). Segundo informações divulgadas pela Agência Estado/Broadcast, a companhia movimentou 285 mil toneladas de insumos vindos de regiões como América do Norte, Oriente Médio e China.

 

Esses produtos foram destinados aos principais polos produtores do agronegócio nacional — especialmente nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso —, reforçando o papel da VLI como a maior transportadora ferroviária de fertilizantes do Brasil. A companhia é responsável por cerca de 90% do transporte de enxofre, rocha fosfática e amônia no país.

 

De acordo com a VLI, o Tiplam é o principal ponto de entrada e saída de cargas do Corredor Sudeste, que conecta Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Para ampliar a eficiência das operações, a empresa concluiu em maio a ampliação do calado dos berços do terminal, permitindo o recebimento de embarcações de maior porte.

 

O resultado desse investimento foi a operação inédita de 72,6 mil toneladas de insumos em um único navio — o maior volume já registrado em uma atracação no Tiplam. O gerente-geral Comercial de Grãos e Fertilizantes da VLI, Gabriel Fonseca, destacou o simbolismo do marco operacional. “Mais que um registro numérico, a movimentação recorde de insumos para fertilizantes no Tiplam ilustra nosso foco no atendimento aos clientes do segmento e a contribuição da companhia ao agronegócio brasileiro, em todas as fases do processo: do plantio à exportação, uma vez que movimentamos grãos em todos os nossos corredores logísticos”, afirmou.

 

Além do Corredor Sudeste, a VLI também atua em outros dois eixos logísticos estratégicos: o Corredor Leste, que conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), atualmente em transição para operação como Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C); e o Corredor Norte, que liga o Tocantins aos portos de São Luís (MA) via tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul e a Estrada de Ferro Carajás, onde a empresa opera por direito de passagem.

 

O desempenho recorde da VLI reforça a importância de investimentos em infraestrutura integrada para sustentar o avanço do agronegócio brasileiro e ampliar a competitividade logística do país nos mercados internacionais.

Conteúdo postado por: Luis Mauro Filho  (VLI Divulgação)

Comentários