A noite de segunda-feira (13) foi de celebração, fé e devoção em Imperatriz, com a reinauguração da Catedral de Nossa Senhora de Fátima, na cidade. O momento solene foi marcado por uma missa de dedicação celebrada pelo arcebispo de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, e contou com a presença do governador Carlos Brandão.
A catedral foi reinaugurada após dois anos de obras que revitalizaram toda a estrutura do templo. O governador Carlos Brandão destacou a importância da obra para toda a comunidade católica da Região Tocantina.
“Esta foi uma reforma que teve a participação da sociedade civil organizada, dos comerciantes, dos empresários e do Governo do Maranhão. Todos colaboraram para esta causa. E hoje recebemos de volta esta linda catedral, que é uma réplica da Catedral de Fátima, em Portugal. Um cartão-postal que vai fortalecer o turismo religioso, Este é um momento de emoção e alegria para toda a comunidade”, assinalou Brandão.
O arcebispo de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, falou da alegria de reinaugurar a catedral. “Além de ser uma obra de fé, esta catedral é um espaço de cultura e acolhimento. Aqui, temos um museu, uma praça cheia elementos culturais e religiosos. Acreditamos, sim, que a gente oferece tanto para Imperatriz quanto para o Estado do Maranhão uma obra que vai ser um ponto turístico, movimentando o comércio local. Por isso, estamos felizes e agradecidos a todos que colaboraram com esta obra”, declarou.
A missa de dedicação representa o testemunho da fé e união comunitária, fortalecendo a missão evangelizadora da Diocese de Imperatriz. Além da espiritualidade, o trabalho de revitalização da catedral é um marco histórico e cultural para a cidade e toda a região Tocantina. Também participaram da celebração bispos das dioceses do Maranhão, Pará e Tocantins, cerca de 100 sacerdotes, além de religiosos, fiéis e autoridades municipais e estaduais.
Rildo Amaral, prefeito de Imperatriz, disse que a reinauguração da catedral foi um momento histórico para a cidade. “Esta é uma obra que está muito além do espaço físico, que contou com várias mãos, inclusive, a do Governo do Maranhão. Aqui, a cada nova oração neste altar, a comunidade católica poderá se reencontrar com Deus”, afirmou.
A obra foi iniciada em 2023 e abrangeu a restauração artística de vitrais, imagens sacras e altares, fachada, telhado e revestimento; renovação do piso, sacristia, forro e mobiliário litúrgico; criação de novos espaços como sala de reuniões e secretaria paroquial modernizada; acessibilidade ampliada, com rampas e elevadores; e modernização dos sistemas elétrico, hidráulico, de iluminação, som e climatização.

