Foguete brasileiro: país lançará tecnologia em parceria com potência asiática
Por Administrador
Publicado em 06/10/2025 21:16
Tecnologia
O foguete tem carga útil máxima de 90 kg

Em abril deste ano, a startup sul-coreana Innospace anunciou a nova data de lançamento de seu foguete comercial, o lançador de pequenos satélites HANBIT-Nano, marcada para o segundo semestre de 2025, que deve ocorrer entre o fim de outubro e o começo de novembro.

 

O lançamento é uma parceria da subsidiária da startup, a Innospace Brasil, sediada em São José dos Campos (SP), com a Força Aérea Brasileira (FAB), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

 

 

O centro brasileiro de lançamentos “tem se preparado para ser uma referência internacional”, afirma a Agência Espacial Brasileira, e busca ampliar a participação do Brasil no mercado espacial global.

 

A parceria se iniciou em maio de 2020, com um edital de chamamento público lançado pela AEB que visava viabilizar novas operações de lançamento orbitais e suborbitais a partir do CLA, enviando satélites e outras cargas de pesquisa ao espaço. A empresa sul-coreana foi uma das habilitadas no processo.

 

Em maio de 2024, foi formalizado o primeiro contato comercial entre a Innospace e o governo brasileiro, com o objetivo de levar à órbita um nanossatélite com fins educacionais. O foguete de lançamento é o HANBIT-Nano, de dois estágios, desenvolvido pela startup.

 

O primeiro estágio do foguete mede 11,5 metros, com diâmetro de um metro, e é equipado com um motor de empuxo de 150kN. O segundo estágio tem comprimento de 4,8 metros, com o mesmo diâmetro do primeiro, e um motor com empuxo máximo de 30kN, com tempo de queima de 130 segundos. O foguete tem carga útil máxima de 90 kg, com tamanho limitado a um comprimento de 80 centímetros e diâmetro de 60 cm. 

 

 

Os testes realizados anteriormente comprovaram o lançamento em estágios do foguete, sob ambiente simulado na fábrica da própria Innospace, em dezembro de 2024.

 

O CLA ocupa uma posição estratégica para lançamentos orbitais, por ser a base mais próxima da linha do Equador no Brasil, o que facilita o lançamento de foguetes em direção ao leste, aproveitando a velocidade da Terra para auxiliar na projeção rumo ao espaço. As condições climáticas da base também são favoráveis.

 

Em março de 2023, a Innospace já havia lançado um veículo suborbital, o HANBIT-TLV, a partir da base de Alcântara, na Operação Astrolábio. O lançamento, em parceria com a FAB, transportava o Sisnav, um sistema de navegação desenvolvido pela Força Aérea brasileira.

 

Ainda não há informações exatas sobre a carga a ser transportada pelo novo lançamento de 2025, cuja cerimônia de lançamento deve contar com a presença do presidente Lula.

Fonte: Revista Fórum

Comentários