O vereador Elias Júnior, de Aguiarnópolis, que ganhou repercussão nacional ao registrar em vídeo o desabamento da Ponte JK, voltou a alertar sobre a situação crítica de outra ponte no estado. Desta vez, a preocupação é com a estrutura sobre o ribeirão Mumbuca, na TO-415, entre os municípios de Palmeiras do Tocantins e Santa Terezinha, na região do Bico do Papagaio.
Em publicação do parlamentar, é possível notar o rebaixamento da parte central da ponte e grandes brechas no tabuleiro, colocando em risco a segurança de quem utiliza a via diariamente. Há, inclusive, barreiras no local para impedir a passagem de veículos pesados. “Quero chamar atenção do governador em exercício, Laurez Moreira, para a situação desta ponte. Ela está em péssimo estado e pode causar um acidente, podendo acontecer o que ocorreu na Ponte JK”, afirmou Elias Júnior.
Moradores reforçam o alerta. Neto Ribeiro, morador local, disse que não se pode esperar por um acidente grave para que medidas sejam tomadas. “Não vamos esperar essa ponte cair para poder socorrer”, ressaltou. Apesar das restrições, veículos pesados seguem utilizando a ponte, aumentando o risco de acidentes.
A ponte teve o tráfego restrito em dezembro de 2024, quando a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (AGETO) determinou que apenas veículos leves transitassem pelo local, alertando sobre a fragilidade da estrutura. No entanto, moradores afirmam que veículos pesados continuam passando. “Ela foi interditada, não podia passar carro grande, apenas carros pequenos e motos, mas carreta e bitrem já estão passando por aqui”, afirmou um morador.
Em nota, a AGETO informou que o processo de licitação para a execução da obra na ponte sobre o ribeirão Mumbuca está em andamento e será publicado nos próximos dias. Enquanto a obra não começa, a empresa reforçará a sinalização, limitando o tráfego exclusivamente a veículos de pequeno porte.
O vereador Elias Júnior e os moradores seguem cobrando do governo estadual a construção de uma nova ponte, apontando a urgência de medidas que garantam segurança e mobilidade na TO-415.
A tragédia da Ponte Juscelino Kubitschek, que liga Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA), em dezembro de 2024, resultou em 17 vítimas fatais, sendo que 3 ainda continuam desaparecidas. O desabamento provocou bloqueios significativos, obrigando motoristas a buscar rotas alternativas mais longas e precárias, aumentando o risco de acidentes e transtornos no transporte de cargas.
Em resposta, o governo estadual iniciou o planejamento de uma nova ponte, com obras em andamento e previsão de conclusão até o fim de 2025. Enquanto isso, autoridades reforçaram a sinalização e restrições de tráfego, alertando sobre os riscos dos desvios improvisados.
Nota da AGETO:
"A Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (AGETO) informa que o processo de licitação está em andamento, visando a execução da obra na ponte sobre o ribeirão Mumbuca, no trecho entre Palmeira e Santa Terezinha do Tocantins, na TO-415, e deverá ser publicado nos próximos dias.
A empresa responsável pelo trecho já enviou equipe de supervisão ao local e vai reforçar a sinalização para que o tráfego seja somente de veículos de pequeno porte até a execução da obra de recuperação da ponte.
Palmas, 01 de outubro de 2025
Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura – AGETO"
Por Auro Giuliano | AF Notícias-Reprodução