Após sete meses do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, que ligava Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA), o portal AF Notícias buscou informações junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para saber como está o andamento das obras da nova ponte sobre o Rio Tocantins.
Segundo o órgão, a obra atingiu 50% de execução no mês de junho e mantém a previsão de entrega até dezembro de 2025, conforme o cronograma oficial. Avaliada em R$ 171,1 milhões, a nova estrutura é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola e o tráfego da BR-226, uma das principais rodovias do país.
A construção é resultado de um contrato emergencial firmado após o colapso da antiga ponte, em dezembro de 2024, que provocou a morte de 14 pessoas e deixou outras três desaparecidas. Em fevereiro deste ano, a estrutura remanescente foi implodida, liberando o trecho para o início das obras.
ESTRUTURA AVANÇA
O AF Notícias questionou o DNIT sobre a atualização da execução física da obra e a confirmação do prazo de entrega. Por meio da assessoria de comunicação, o órgão informou que o avanço de 50% foi registrado na medição feita em 23 de junho. A próxima aferição está prevista para ocorrer até o fim de julho, já que as medições são feitas regularmente na última semana de cada mês.
A nova ponte contará com 630 metros de extensão e 19 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,6 metros, dois acostamentos de 3 metros, passeios para pedestres e barreiras de proteção do tipo New Jersey. Um dos diferenciais será a instalação de sistema de monitoramento remoto de deformações e vibrações, projeto-piloto que poderá ser replicado em outras infraestruturas viárias do país.
Ainda segundo o DNIT, a nova estrutura já tem todas as 24 fundações e os 26 pilares finalizados. Em paralelo, estão em construção as 45 vigas pré-moldadas, as pré-lajes e as aduelas de disparo do balanço sucessivo - técnica utilizada em grandes vãos sem escoramento convencional. Essas peças vão compor a nova Obra de Arte Especial (OAE) que religará os dois estados.
A obra mobiliza cerca de 500 trabalhadores, em regime de revezamento, incluindo fins de semana e feriados.

Avanço de 50% da obra foi registrada na medição de 23 de junho - Foto: SFR Imagens Aéreas
TRAVESSIA GRATUITA POR BALSAS E VOADEIRAS SEGUE ATIVA
Durante o período de obras, a travessia entre Tocantins e Maranhão continua sendo feita por balsas e voadeiras. De acordo com o DNIT, quatro balsas estão em operação: duas para veículos leves e duas para pesados. Um segundo atracadouro foi construído recentemente, totalizando quatro (dois em cada margem), além de uma nova via de acesso pavimentada que separa os fluxos de veículos, melhorando a fluidez e segurança no embarque.
A travessia por voadeiras - embarcações menores e exclusivas para passageiros - permanece gratuita e renovada até dezembro de 2025, funcionando das 5h às 19h. O serviço é coordenado pela Agência Tocantinense de Regulação (ATR) em parceria com a Prefeitura de Augustinópolis, e é operado por barqueiros locais organizados em associação.

Travessia por barcos em Aguiarnópolis
MOBILIDADE E DESENVOLVIMENTO
A manutenção das travessias e o avanço das obras da nova ponte são considerados essenciais para a mobilidade entre os dois estados e fundamentais para o escoamento da produção agrícola, além de garantir o tráfego seguro na BR-226 - importante ligação entre as regiões Norte e Nordeste do país.

Nova estrutura já está com todas as 24 fundações e os 26 pilares prontos. / Foto: DNIT