Morre Xameguinho, astro da sanfona, aos 62 anos
A suspeita da família é que ele tenha sofrido um infarto
Por Arimateia Jr
Publicado em 30/06/2025 18:41
Politica
Era considerado um dos maiores nomes da música alagoana

O enterro está marcado para as 9h de terça-feira, 1

Morreu nesta segunda-feira, 30 de junho, em Maceió, o sanfoneiro Sebastião José Ferreira Maximíno, mais conhecido como Xameguinho, aos 62 anos de idade. Ele era considerado um dos maiores nomes da música alagoana.

 

Possível causa da morte

A suspeita da família é que ele tenha sofrido um infarto. A esposa do sanfoneiro relatou que o músico estava em casa quando passou mal por volta das 5h da manhã.

 

Amigos e fãs de Xameguinho estão deixando mensagens de despedida na última postagem dele realizada no Instagram: “Seu legado jamais será esquecido! Vai em paz!!”, afirmou o primeiro. “Descanse em paz, mestre Xameguinho. Grande sanfoneiro”, disse o segundo. “Meus sentimentos aos familiares e amigos! Vá em Paz, Xameguinho!”, expressou o terceiro e entre outros.

 

Velório

O enterro está marcado para as 9h de terça-feira, 1, no Campo Santo Parque das Flores, em Maceió.

 

Carreira

Xameguinho, que tinha cinco décadas de carreira, ganhou repercussão como um dos principais sanfoneiros de Alagoas, devido ao fato de marcar presença em festas juninas, forrós tradicionais e eventos culturais da região.

 

Além de sanfoneiro, Xameguinho trabalhou  como produtor e diretor musical. Para quem não sabe, o músico compôs para grandes nomes do forró, como Mano Walter, Geraldo Cardoso e Mestre Zinho. Ele sempre tinha a intenção de fortalecer e renovar a tradição do forró pé de serra.

 

Outro fato a ser destacado é que o artista ficou conhecido nacionalmente se apresentar ao lado do cantor alagoano Kara Veia (1973 – 2004), que nos anos 2000 vivia o auge da carreira ao popularizar o som das vaquejadas no Brasil inteiro. Eles formaram uma parceria marcante em diversos projetos musicais e fizeram sucessos como: Filho Sem Sorte e Mulher Ingrata e Fingida.

Comentários