Com mais de 275 participantes, entre profissionais da assistência social, educação, saúde, segurança e conselheiros tutelares de 13 municípios do norte do estado, o município de Colinas do Tocantins sediou uma nova etapa da caravana estadual "Diálogos em Rede", que promove formações sobre o atendimento e a garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
A iniciativa é realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), por meio da Polícia Civil, e apoio das prefeituras locais.
O evento teve como destaque a palestra do promotor Sidney Fiori, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), que abordou a importância da escuta especializada e da atuação integrada da rede de proteção. Durante o encontro, também foi apresentada a campanha “Ouça, Acolha, Denuncie”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio.
“O nosso foco é na humanização e na agilização do atendimento às vítimas e às testemunhas, evitando, principalmente, os casos de revitimização. Também buscamos excelência nos trabalhos de investigação e responsabilização de agressores”, afirmou Fiori.
Segundo dados da SSP-TO, de janeiro a abril deste ano foram registrados 194 boletins de ocorrência por estupro contra crianças de 0 a 13 anos no Tocantins. Do total, 81% das vítimas são do sexo feminino. Apesar do número ainda preocupante, houve uma redução de cerca de 30% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 224 casos.
Entre os temas abordados no evento estiveram escuta especializada, depoimento acolhedor e especial, enfrentamento à revitimização, acolhimento familiar, e os marcos legais da proteção infantojuvenil, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei Henry Borel, que trata da violência doméstica contra crianças.
“Não podemos aceitar que um homem se relacione com uma menina menor de 14 anos. Isso não é namoro, é crime. Se deixarmos de agir, seremos cúmplices”, alertou o promotor.
A conselheira tutelar Aline de Oliveira Rodrigues, de Colmeia, destacou a importância da formação. “Foi de extrema relevância. O impacto da revitimização, quando a criança é ouvida várias vezes sobre a violência que sofreu, é devastador. Saber como agir corretamente muda tudo”, disse.
A caravana segue nesta sexta-feira (9), em Porto Nacional, e percorrerá outros seis municípios até o fim de junho: Paraíso, Araguaína, Gurupi, Miracema, Arraias e Araguatins. A ação reforça o compromisso das instituições com a prevenção, proteção e responsabilização nos casos de violência contra crianças e adolescentes.
O encontro em Porto Nacional tem carga horária de 4 horas e as inscrições podem ser realizadas neste link (aqui).
Próximas datas da caravana “Diálogos em Rede”
Confira os municípios polos e cidades participantes da formação interinstitucional:
-
Paraíso do Tocantins – 14/05/2025: Abreulândia, Divinópolis, Marianópolis, Monte Santo, Pugmil, Chapada de Areia, Cristalândia, Lagoa da Confusão, Nova Rosalândia e Pium.
-
Araguaína – 21/05/2025: Aragominas, Carmolândia, Muricilândia, Nova Olinda, Santa Fé, Filadélfia, Babaçulândia, Goiatins, Barra do Ouro, Campos Lindos, Wanderlândia, Darcinópolis e Piraquê.
-
Gurupi – 04/06/2025: Alvorada, Talismã, Araguaçu, Sandolândia, Formoso, Aliança, Cariri, Crixás, Dueré, Figueirópolis, Sucupira, Palmeirópolis, São Salvador, Peixe, Jaú e São Valério.
-
Miracema – 11/06/2025: Araguacema, Caseara, Lajeado, Tocantínia, Miranorte, Barrolândia, Dois Irmãos e Rio dos Bois.
-
Arraias – 18/06/2025: Combinado, Conceição, Novo Alegre, Dianópolis, Almas, Novo Jardim, Porto Alegre, Rio da Conceição, Taipas, Paranã, Aurora, Lavandeira, Ponte Alta do Bom Jesus e Taguatinga.
-
Araguatins – 25/06/2025: Buriti, São Bento, Ananás, Angico, Cachoeirinha, Riachinho, Augustinópolis, Carrasco Bonito, Esperantina, Praia Norte, Sampaio, São Sebastião, Itaguatins, Axixá, Maurilândia, São Miguel, Sítio Novo, Tocantinópolis, Aguiarnópolis, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras, Santa Terezinha, Xambioá e Araguanã.
Por Conteúdos AF Notícias