Mais de 100 óbi­tos nos aci­den­tes com mo­tos no Maranhão
Durante todo o mês, o Detran-MA e seus parceiros irão intensificar as ações educativas em todo o estado
Por Arimateia Jr
Publicado em 03/05/2025 12:10
Politica
A taxa de Mortalidade por Acidente de Trânsito com Moto é de 2,39 para cada 100 mil habitantes

Por: Patrícia Cunha

Acidentes no trânsito ocorrem diariamente. Infelizmente, alguns deles, com gravidade ou óbitos. E quando se fala em acidentes envolvendo motociclistas, isso é ainda mais corriqueiro.

 

Os dados do painel Monitora Saúde Maranhão (atualizados até 25 de abril de 2025) registraram 167 óbitos no estado envolvendo motociclistas, sendo 144 tendo homens como vítima e 23, mulheres. A taxa de Mortalidade por Acidente de Trânsito com Moto no Maranhão neste ano de 2025 é de 2,39 para cada 100 mil habitantes.

 

No ano passado essa taxa bateu 12,44, e em 2023, 11,79. Em números reais, em 2024, 872 motociclistas foram a óbito, sendo 753 homens e 119 mulheres. A fonte é do Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM. Quando se refere à capital, os dados apontam que até então, já ocorreram 5 óbitos, sendo 4 homens e 1 mulher. No ano passado, São Luís registrou 62 óbitos envolvendo motociclistas.

 

 

Campanha no estado

Na campanha desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a principal novidade é o lançamento do mascote Lumi, que passa a ser o novo embaixador da segurança viária no estado.

 

Ao longo do mês, o personagem estará presente nas redes sociais do órgão, reforçando de forma acolhedora a importância de reduzir a velocidade e proteger vidas.

 

“O Maio Amarelo é mais do que uma campanha: é um movimento global de conscientização que coloca a vida em primeiro lugar. Aqui no Maranhão, temos buscado novas formas de engajar a população, e a criação do Lumi representa esse esforço de inovar na comunicação e sensibilizar desde as crianças até os adultos. Nosso objetivo é claro: salvar vidas por meio da educação, da empatia e da mudança de comportamento no trânsito”, destacou o diretor-geral, Diego Rolim.

 

Durante todo o mês, o Detran-MA e seus parceiros irão intensificar as ações educativas em todo o estado. As atividades incluem palestras, intervenções urbanas, blitze educativas, distribuição de materiais informativos, além de conteúdos digitais interativos. As ações acontecerão em escolas, empresas, órgãos públicos e vias de grande circulação, sempre com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas.

Fonte: O Imparcial

Comentários