“Chefão”, empresário dos livros alvo da PF em Barra do Corda tem contratos com 19 prefeituras
Ivofran Rodrigues Faria atua em duas dezenas de prefeituras do MA, sempre com o mesmo modus operandi
Por Arimateia Jr
Publicado em 09/04/2025 10:53 • Atualizado 09/04/2025 10:54
Politica
O mandado de prisão foi expedido no bojo de mais uma Operação da Polícia Federal

Não é apenas a prefeitura de Barra do Corda que o empresário Ivofran Rodrigues Faria (foto), 49 anos, natural da cidade de Buriti – MA, possui contratos milionários para venda de livros com recursos provenientes de precatórios do FUNDEF e também, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

 

Apuração do Blog do Domingos Costa constatou que a empresa “G10 Comércio Varejista de Livros LTDA” (G10 EDITORA), cujo Ivofran Rodrigues Faria é o dono, possui contratos em nada menos que 19 (dezoito) prefeituras maranhenses.

 

São elas: Vitorino Freire, Pinheiro, Sambaíba, Itapepecuru-Mirim, Balsas, Itaipava de Grajaú, Buriti, Campestre, Tutoia, São Pedro da Água Branca, Vargem Grande, Pio XII, Carolina, São João dos Patos,  Bacurituba, Pastos Bons e Nina Rodrigues, Parnarama e Barra do Corda.

 

Foi exatamente nessa última que a G10 EDITORA teve problemas com a Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal do Maranhão.

 

Ivofran teve mandado de prisão expedido no bojo da Operação da Polícia Federal deflagrada na manhã da última quinta-feira (03), deferida pelo juiz federal Ilan Presser, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

 

A Polícia Federal constatou que o dono da G10 EDITORA associaram-se com funcionários e secretários da prefeitura de Barra do Corda para o fim específico de cometer os crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, fraude em licitação ou contrato e peculato, por meio de fraude nos processos licitatórios Inexigibilidade n.º 009/2021 CSL, Pregão Eletrônico n.º 003/2022 CSL e Pregão Eletrônico n.º 116/2022 CSL, que resultaram na contratação da empresa G10 COMÉRCIO VAREJISTA DE LIVROS LTDA (G10 EDITORA), CNPJ n.º 16.717.416/0001-65, editora cearense registra na Receita Federal na Rua Gilmar Amora Pontes, nº 96, bairro Jabuti, município de Eusébio – CE.

 

Segundo a DELECOR/DRPJ/SR/PF/MA, o  grupo criminoso começou uma sequência de desvio de recursos totalizando possível prejuízo ao Munícipio no valor total de R$ 5.588.903,60 (cinco milhões, quinhentos e oitenta e oito mil, novecentos e três reais e sessenta centavos) de recursos provenientes de Precatórios do FUNDEF.

 

Ivofran Rodrigues Faria irá responder pelas práticas dos crimes de associação criminosa, peculato, frustração do caráter competitivo de licitação, fraude em contrato e lavagem de capital.

 

– “Chefão” em oito estados 

 

O Blog do DC também apura contratos de empresa “G10 Comércio Varejista de Livros LTDA” em outros 8 (oito) estados: Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Ceará, Pernambuco, Bahia, Roraima e Maranhão.

 

O apelido, “Chefão”, é pelo fato de Ivofran ter atuado em anos anteriores no ramo de entretenimento, ele era dono de uma banda chamada “Forró do Chefão”….

Fonte: Blog do Domingos Costa

Comentários